Indústria e Tecnologia
10 pilares para implementar um projeto de indústria 4.0 com sucesso!
A indústria 4.0 é um tema in vogue quando falamos do setor industrial. São cada vez mais as indústrias que querem acompanhar esta transformação. A utilização de tecnologia moderna capacita os projetos de i4.0 na otimização e aumento significativo do nível de produtividade e de qualidade dos processos internos. Ainda assim, tal como é explicado ao longo do artigo, existem diversos fatores que podem influenciar o momento de implementar um projeto de indústria 4.0.
O que encontra neste artigo?
A evolução para um paradigma de indústria 4.0 está cada vez mais presente na expectativa futura das indústrias, sobretudo pela necessidade de mapeamento numa perspetiva que respeite tanto a competitividade como a sustentabilidade dos mercados, já que através da automação e da análise detalhada dos dados, é possível encontrar a causa raiz do desperdício e, consequentemente, reduzir os custos dos processos.
O sucesso de implementar um projeto de indústria 4.0 depende de vários fatores. É fundamental analisar diversos aspetos que funcionam como pilares do sucesso ou fracasso de uma implementação. Embora pareça óbvio que o foco seja a automatização, é necessário planear e analisar de forma detalhada até que ponto a modernização é sustentável para uma determinada empresa. Nesta fase, é significativamente aconselhada a experiência de um analista de processos externo, especializado neste âmbito.
Qual a importância do planeamento na fase de implementação de um projeto de indústria 4.0?
Observe o exemplo que se segue:
Situação: Vamos supor que o líder do projeto da empresa X, decidiu por sua conta e autoria solicitar a compra de um robot, para transportar embalagens de cartão entre dois postos de trabalho com aproximadamente 3 metros de distância.
Perante este cenário, surgem algumas questões que devem ser colocadas de imediato:
– O líder do projeto envolveu todas as partes interessadas nesta decisão?
– Aconselhou-se com um analista de processos externo?
– É certo o retorno deste investimento?
– Se sim, quanto tempo demora até o alcançar?
– Esta mudança vai aumentar a produtividade do operador que outrora transportava as embalagens?
– Foi tido em conta o valor do custo médio de manutenção do robot?
– Com que periocidade é feita essa manutenção?
– O robot consegue transportar mais embalagens do que o operador?
Todas estas questões devem surgir numa fase embrionária uma vez que o risco de as fazer e analisar no momento após a aquisição do robot é seriamente preocupante. Este tipo de investimentos irrefletidos e pouco planeados culminam num aumento do desperdício e do custo sem que o retorno esteja garantido à empresa.
Perante este exemplo, apresentamos os principais pontos que devem ser motivo de análise e reflexão, de forma positiva e ativa, que ditam o sucesso e a eficácia na hora de implementar um projeto de indústria 4.0
Conheça 10 pilares para implementar um projeto de indústria 4.0 com sucesso!
1- Preparar os colaboradores para a mudança
Para que as melhorias ocorram, os colaboradores precisam de entender a importância da mudança dos processos. Ao incorporar esta ideia nas respetivas equipas, integrando-as nas atividades, permite-lhes saber exatamente quais serão as mudanças e de que forma devem agir perante elas, a partir de um determinado momento. É também seriamente aconselhado revelar o impacto positivo que a mudança vai ter no processo, bem como, transmitir aquilo que é esperado de cada uma das partes.
2- Estruturar uma metodologia
Para que a mudança seja integrada com sucesso, é necessário dispor de ferramentas que proporcionem uma melhor aplicação da estratégia. Como demonstrado no exemplo anterior, ao implementar um projeto de indústria 4.0, é crucial traçar um plano que seja exequível e vá ao encontro das expetativas e ambições da empresa em análise. Um exemplo de uma ferramenta ágil e proveitosa a utilizar nesta fase é o PDCA.
3- Estabelecer objetivos
Sem estabelecer objetivos fica impossível fazer o acompanhamento do processo e avaliar os resultados obtidos. A falta de transmissão de objetivos aumenta a probabilidade de falta de compreensão por parte do utilizador final. Por esse motivo, é necessário que os líderes e gestores de equipa divulguem e esclareçam os objetivos e as metas pretendidas, tanto quanto as consequências do seu insucesso.
4- Criar reuniões de acompanhamento
As reuniões são essenciais para aproximar as partes envolvidas, avaliar o progresso, bem como analisar e eliminar pontos de bloqueio. As mudanças estão a dar resultados? O que se pode melhorar? Principalmente numa fase inicial, é importante existir uma menor periodicidade deste tipo de reuniões, sendo que o ideal é aumentar ao longo do tempo para a estabilização do processo.
5- Monitorizar o processo
De pouco ou nada vale automatizar e/ou otimizar um processo se os resultados do mesmo não são analisados. Devem existir recursos humanos responsáveis por fazer essa monitorização e garantir diariamente que o processo está a comportar-se como foi planeado. Desta monitorização surgem muitas vezes sugestões de melhoria e, consequentemente novas decisões. O acompanhamento é fundamental num processo desta natureza cuja evolução segue a um ritmo constante e contínuo.
6- Ter apoio da gestão
O envolvimento da equipa é fundamental para o sucesso de qualquer projeto. No caso de automatização, esse incentivo é ainda mais importante. Muitas vezes, da falta de apoio das áreas administrativas, surgem barreiras que prejudicam gravemente a implementação, culminando muitas vezes num investimento parcial e/ou incompleto do processo, o que acaba por ser um entrave à progressão.
7- Motivar as equipas
Este ponto é crucial para o sucesso de qualquer tipo de implementação. É importante que as pessoas se sintam envolvidas e que também elas são a chave para o sucesso. É um dever dos líderes e dos gestores de equipas transmitir às mesmas que não são impositores, mas sim, que estão recetivos a novas ideias e sugestões de melhoria.
8- Estar atento aos colaboradores mais resistentes à mudança
Os resistentes podem prejudicar todo o processo da empresa e ainda desmotivar os colegas. Por este motivo, é muito importante identificar e monitorizar continuamente o colaborador desmotivado.
9- Investir de forma correta
É crucial em qualquer ramo de negócio saber estabelecer a relação entre o custo-benefício, bem como posicionar o estado e o modo em que a empresa atua no mercado para ser fácil de entender até que ponto é benéfica e sustentável a mudança tecnológica.
10- Analisar a capacidade da infraestrutura
Este ponto está intimamente relacionado com o ponto anterior, com a diferença de que se trata da estrutura física da própria empresa. Não vale a pena virtualizar processos se não existem equipamentos nem capacidade para suportar esse tipo de evolução.
Em conclusão …
A Indústria 4.0 pode representar uma enorme vantagem competitiva para grande parte das empresas no mercado. No entanto, como foi possível verificar ao longo deste artigo, implementar um projeto de indústria 4.0 não é estático, muito pelo contrário, é necessário garantir que tudo é decidido segundo um planeamento analisado e adequado a cada realidade empresarial.
Seja qual for o ramo de atuação de uma empresa, só através de um bom planeamento, uma comunicação eficiente e implementação de boas práticas, é possível tirar partido de qualquer tipo de mudança que se pretenda estabelecer. Importa não esquecer que apesar da sensibilidade deste tema, a evolução para um contexto de indústria 4.0 tem um vínculo cada vez mais forte e presente no mercado e as empresas que não acompanharem esta transformação tornar-se-ão obsoletas e incapazes de competir neste meio tão inovador.
Rafaela Almeida
Licenciada em Engenharia e Gestão Industrial pela ESTG no Instituto Politécnico de Leiria, em 2019.
Realizou estágios de Verão na Moldes RP, onde esteve envolvida na implementação de ferramentas Lean, tratamento de não-conformidades e otimização de processos.
Foi responsável de Planeamento e Gestão da Produção na Indústria Portuguesa para Moldes, onde implementou ações de otimização de processos.
Em 2020 direcionou-se para a consultoria de software MES, CRM e ERP, onde exerceu a função de gestora de projetos, tester, implementação e analista.
Atualmente, encontra-se na equipa Accept da Sinmetro onde exerce a função de consultoria de projetos.