Artigo, Funcionalidades ACCEPT, Indústria 4.0, Qualidade Industrial

3 funcionalidades ACCEPT para simplificar o registo dos dados da qualidade



O controlo dos parâmetros da qualidade é uma tarefa essencial para garantir o cumprimento de requisitos internos e externos dos seus produtos e processos.

A fase de registo, com imediata validação de especificação, é chave para uma implementação com sucesso dos procedimentos

O ACCEPT é particularmente sensível a esta questão e todo o seu desenvolvimento tem tido, como propósito maior, a simplificação da tarefa do utilizador, minimizando os tempos de registo, de verificação e de alerta.

Neste artigo propomos-lhe 3 funcionalidades do ACCEPT que visam garantir o correto registo dos controlos da qualidade.

1. Folha multi-registo



A folha de registo ACCEPT pode ser visualizada de 2 formas (simples ou multi-registo) adequando-se facilmente às diferentes realidades das empresas. Centramo-nos, de seguida, sobre a vista multi-registo.

  • Text Hover
Sim, parece uma folha de cálculo Excel, mas ...



Sim, parece uma folha de cálculo Excel. Então, se é semelhante, porque não… usar simplesmente  o Excel?!? Calma, as folhas de cálculo têm o seu espaço no puzzle de Sistemas de Informação e são uma ferramenta excecional com prós e contras, como já abordámos anteriormente no artigo “To Excel or not to Excel”.

Interface tipo "Excel", familiar aos utilizadores



O modelo de navegação Excel, com o qual os utilizadores estão já familiarizados minimiza tempos de adaptação. Além disso, com uma vista multilinha, é possível visualizar todos os registos de um lote ou de um dia no mesmo ecrã, permitindo, por exemplo, que a passagem de turnos seja mais tranquila, visto que a informação registada anteriormente está imediatamente disponível.

Dados imediatamente guardados na base de dados



Ao guardarmos os dados diretamente numa Base de Dados, devidamente categorizados, segmentados e validados, ficam imediatamente abertas as portas para exploração, automação de regras de negócios e integrações com outros sistemas.

Registo detalhado de alterações



Ao introduzir valores numa célula, o sistema regista o autor e a hora das alterações. Isto não só incute maior responsabilidade ao operador pelos “seus” registos, como permite, mais facilmente, perceber a origem e cronologia dos mesmos, constituindo-se como uma forma imediata de auditoria, sobre os registos da qualidade da sua empresa.

Diferentes tipos de dados, no mesmo plano de controlo



Variáveis, atributos, defeitos, listas, datas, horas ou apenas campos de texto, podem ser registados no mesmo plano de controlo. O sistema está imediatamente preparado para receber o dado no formato mais indicado, simplificando o processo de registo e evitando enganos.

Semáforos visuais



Cores! Não queremos fazer da folha de registo uma árvore de natal, mas um código de cores simples associado às especificações (conforme, alerta e não conforme), permite perceber rapidamente onde estão os desvios, reduzindo tempos de reação.

Quando uma folha possui um conjunto mais alargado de registos, a mancha visual resultante descreve um “heatmap” que lhe permite identificar as variáveis críticas de forma mais imediata e intuitiva.

  • Text Hover

Importação de dados de outras fontes



Seja com equipamentos externos (balanças, paquímetros ou torquímetros), seja com outros sistemas de informação, a integração é fundamental para assegurar um fluxo contínuo de dados, na empresa, com o mínimo de intervenção do utilizador. 

Células calculadas



Sim, também é possível ter parâmetros calculados com fórmulas matemáticas, evitando que o operador tenha de realizar cálculos intermédios manualmente.

Ajuda no preenchimento



Pequenas instruções, imagens com procedimentos de medição ou links para documentos na intranet da empresa, são possíveis de associar a cada parâmetro, dotando assim o operador de toda a informação necessária, para realizar corretamente o controlo em causa.

2. Verificação dos registos



Na digitalização dos registos da qualidade, é comum surgir a dúvida de onde colocar a assinatura que o responsável da qualidade ou supervisor “rabiscava” na folha de papel.

No ACCEPT isso é possível e de uma forma bastante simples para quem tem de verificar dezenas ou centenas de registos diariamente. Numa única janela, pode filtrar os registos pretendidos, verificar se existem inconsistências e por fim, “assinar” a sua verificação.

Simplicidade na verificação simultânea de múltiplos registos



O supervisor pode analisar os registos de um dia de produção (por exemplo) e verificá-los todos de uma vez, evitando tempos desnecessários em abrir e fechar registos.

Bloquear a inspeção, impedindo alterações futuras após a verificação



Após verificação, os registos ficam imediatamente bloqueados, não sendo passíveis de alteração por parte do operador.

Desta forma, é garantida a consistência e a segurança dos dados, impedindo a posterior ocorrência de alterações não autorizadas. 

3. Recolha de dados em mobilidade

  • Text Hover

Registos em mobilidade



Com a massificação dos dispositivos móveis (sejam tablets ou smartphones) não há razão para os registos estarem “presos” a um computador.

Com esta questão em mente, o ACCEPT possibilita a realização de registos em mobilidade, de forma simples e rápida para o operador, evitando a necessidade de registos intermédios em papel e o seu posterior lançamento no PC.

Funcionamento online/offline



A recolha de dados não requer uma ligação ativa, podendo ser realizada offline, em ambientes desprovidos de acesso à internet (ex.: realização de auditorias ou checklists a fornecedores, fora da fábrica). Os dados serão sincronizados com o sistema assim que seja restabelecida uma ligação. 

  • Text Hover

Anexar fotografias



Documente os problemas detetados, complementando o registo com fotografias obtidas diretamente da interface ACCEPT, com a possibilidade de adicionar apontamentos diretamente sobre as mesmas. 

Interface simples para o operador



Os swipes, scrolls, drags e pinches, com os quais estamos já familiarizados, devido à utilização diária de interfaces touch em tablets e smartphones, simplificam o registo por parte do operador e permitem uma utilização imediata da aplicação, sem necessidade de formação especifica. 

Conclusão



Nas Fábricas, a implementação bem-sucedida de soluções integradas para registo dos parâmetros da qualidade, defronta-se com inúmeros desafios. Eliminar tarefas de valor não acrescentado e minimizar o esforço do operador é fundamental para garantir uma boa experiência de utilização do sistema.

  • Text Hover
Simplifique a recolha de dados
Conheça todas as funcionalidades que o sistema ACCEPT tem para lhe oferecer.

Este artigo foi útil?

Classifique este artigo

Uma vez que achou este artigo útil...

Siga-nos nas redes sociais