Qualidade Industrial

Os 5s da Metodologia Lean

O termo Lean foi escolhido para descrever o método que a Toyota implementou na sua linha de produção no final da década de 80. A metodologia Lean busca reduzir o desperdício de recursos e, por isso, tudo o que não estiver a acrescentar valor ao produto ou serviço deve ser removido do processo — pois representa um custo que pode ser evitado, como desperdício de tempo, de materiais, de mão de obra e de outros recursos. Conheça os 5s da Metodologia Lean, uma das mais populares ferramentas desta metodologia.

O Lean manufacturing ou produção magra centra-se na eliminação/combinação/redução das atividades que não acrescentam valor e que geram desperdício e custos (p.e. produção e operações em excesso, inventário, transportes, esperas, movimentos, correção e deficiente utilização dos recursos humanos).

Se a sua organização procura acompanhar as mudanças da economia mundial, é necessário procurar também o aumento de produtividade e a redução de custos através do Lean manufacturing.

A implementação da ferramenta 5s na Metodologia Lean conduzirá a melhorias de qualidade, organização e otimização em qualquer organização, independentemente da sua área de intervenção e dimensão.

A ferramenta 5s da Metodologia Lean

A ferramenta 5s é uma metodologia voltada para a manutenção da ordem e otimização do contexto organizacional. Desenvolvida inicialmente no Japão, prioriza o desenvolvimento de uma cultura voltada para a disciplina na gestão de operações e processos no local de trabalho.

O interessante do 5s é a sua adaptação em qualquer tipo de empresa, independentemente do seu tamanho.

5s – o significado de cada S

É dividida em 5 palavras de origem japonesa: seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke. Cada uma destas palavras busca despertar a atenção para um senso de responsabilidade.

Os 5s da Metodologia Lean
Os 5s da metodologia lean.

1º S: SEIRI – senso de utilização

Quando falamos da primeira fase desta metodologia, falamos de seiri.

Ela representa o senso de utilidade e organização e tem como objetivo retirar objetos desnecessários dos locais de trabalho e reduzir o desperdício. À primeira vista esta tarefa parece simples, todavia, a remoção destes objetos pode-se revelar uma tarefa bem exaustiva e algumas vezes complexa.

Nesta fase, a questão a fazer é: “Nós precisamos disto?” A resposta irá ajudar na tomada de decisão e caso o indivíduo não seja capaz de responder esta pergunta, é recomendável usar uma estratégia de identificação desse ítem de forma a permitir que outra pessoa o analise posteriormente. Esta marcação pode ser feita através de uma etiqueta amarela ou vermelha, pois assim o ítem ficará destacado e os responsáveis poderão analisar com cuidado posteriormente. Na etiqueta, poderá constar a data da avaliação ou mesmo uma descrição apontando a dúvida anterior. Atendendo à identidade e complexidade de cada organização, deve ser adotado o melhor procedimento que respeite essas duas premissas na organização.

2ºS: SEITON – Senso de Organização (Ordem)

A premissa do seiton é: “o que não está classificado não está organizado”.

O objetivo é definir e identificar o local para cada item necessário na área.

Esta etapa pressupõe:

– Dispor os itens de forma a simplificar o seu acesso;

– Considerar a frequência com que são utilizados;

– Considerar a segurança e ergonomia em termos de acesso;

– Identificar os itens e o seu local de modo a facilitar a sua identificação.

3ºS: SEISO – Senso de Limpeza

O senso de limpeza desperta atenção para ambiente de trabalho e também dos processos.

O objetivo desta etapa é implementar procedimentos de limpeza regulares.

Na fase de implementação do seiso, é importante:

– Determinar as áreas a limpar e atribuir tarefas específicas às pessoas;

– Especificar a frequência e o tempo para efetuar as limpezas;

– Inspecionar durante a limpeza (anomalias em equipamentos e acessórios).

4ºS: SEIKETSU – Senso de Normalização

Após a limpeza (implementação do Seiri, Seiton e Seiso), é preciso normalizar na cultura organizacional alguns valores e normas de comportamento. É importante a criação de regras e de normas para manter o que se foi conquistando e investir na consciencialização das mesmas.

O objetivo é assegurar que os padrões correntes são mantidos e melhorados.

Para tal há que:

– Definir as melhores práticas implementadas;

– Identificar áreas a implementar as melhores práticas;

– Repetir os passos de 1 a 3 através de todas as áreas. 

Nesta fase é muito importante tornar estas rotinas e atribuições de tarefas viáveis e realizáveis.

5ºS:  SHITSUKE – Senso de autodisciplina ou hábito

O “S” shitsuke valoriza a necessidade de atenção e autogestão.

Nesta fase o objetivo é implementar procedimentos de limpeza regulares.

Consiste em:

– Definir e implementar procedimentos e instruções de limpeza;

– Atribuir responsabilidades aos colaboradores;

– Elaborar auditorias de 5s;

– Reconhecer o bom desempenho do 5s.

Principais benefícios dos 5s da Metodologia Lean:

Sem dúvida que o principal benefício é a cultura de disciplina adquirida com a sua implementação.

Podemos, ainda, identificar como outros benefícios:

– Maior produtividade pela redução da perda de tempo na procura de objetos. Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao seu alcance;

– Redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais. A acumulação excessiva de materiais estimula a desorganização;

– Melhoria da qualidade de produtos e serviços;

– Maior satisfação das pessoas com o trabalho.

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