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Conheça 6 tendências da Indústria Alimentar

A indústria alimentar está atenta aos estilos de vida e às mentalidades dos seus consumidores. Além de orientarem as escolhas das pessoas, impactam não raras vezes os rumos empresariais. Se outrora comer foi um ato meramente mecânico para suprir as necessidades humanas, atualmente é visto como um agente da mudança social, cultural e económica. Conheça 6 tendências da Indústria Alimentar neste artigo.

A indústria alimentar é considerada uma das áreas mais permeáveis à mudança da sociedade. É possível ver que as escolhas dos clientes centradas em estilos de vida mais conscientes, que não perdem de vista as raízes tradicionais, estão a desencadear um movimento na indústria em torno da descarbonização, de práticas mais sustentáveis e da economia circular.

Tendências da indústria alimentar - descarbonização, práticas sustentáveis e economia circular.

Esta mudança de comportamento ganha força num período pós-pandémico de Covid-19 e em contexto de guerra na Ucrânia. Enfrentamos um contexto de alta inflação e de racionamento na Europa que impõe alguma escassez de recursos, o que afeta os setores da produção, distribuição e comercialização de alimentos. Neste contexto, vemos que as novas tendências de consumo estão cada vez mais orientadas para:

– Responsabilidade social das empresas

– Preservação do meio-ambiente

– Baixo custo de produtos

– Condições de produção

– Qualidade nutricional

– Experiências gastronómicas

– Vínculos emocionais

As decisões dos consumidores em compras de produtos alimentares são hoje vistas como atos de reivindicação e de resistência que ganham novas formas. Por isso, é importante perceber o que significam do ponto de vista emocional.

Conheça 6 tendências da Indústria Alimentar

Com base no relatório de tendências da Independence sobre “Food Industry – signs, patterns and mindsets”, que concluiu que, hoje em dia, “a comida é vista como uma forma de alcançar mais saúde, mais beleza, mais equilíbrio, um corpo mais definido, uma experiência surpreendente, a salvação da humanidade enquanto espécie, entre outros aspetos”, carateriza as novas tendências socioculturais dos consumidores na indústria alimentar da seguinte forma:

Fonte: Independence (2022) Trend BookFood Industry – signs, patterns and mindsets”.

Tendência #1 – Comida, segurança e conforto

Com a insegurança, a inflação, a possibilidade de uma nova crise económica e as mudanças climáticas, as pessoas procuram símbolos que lhe ofereçam segurança e conforto. Desses, destaca-se a alimentação, particularmente os saberes e pratos tradicionais. Procuram preservar a produção local, desde que não represente um alto custo ambiental.

Nesta dimensão, as empresas que direta ou indiretamente têm na produção de alimentos uma grande relação cultural podem aproveitar estas tendências da indústria alimentar. As tradicionais formas de produção podem ser repensadas para incluir práticas cada vez mais sustentáveis, sobretudo em alimentos novos no mercado.

Tendência #2 – Confiança na tecnologia

Existe uma crença partilhada de que a Terra está a esgotar-se em termos das suas possibilidades. Porém, a tecnologia é vista como uma forma de responder ao desenvolvimento de novas fontes de nutrientes (alimentos otimizados) e de promover a diminuição do impacto que a nossa alimentação exerce sobre os ecossistemas (menos recursos utilizados).

Considerando que os consumidores ainda valorizam muito o que é natural, a tendência de utilizar os avanços tecnológicos será direcionada para melhorar aquilo que a natureza produz. Para atingir este objetivo, a indústria alimentar necessita de desenvolver métodos de produção com impacto ambiental mínimo e preferencialmente de caráter regenerador.

Tendência #3 – Perda do controlo 

Existe uma necessidade sociocultural partilhada de controlar a exposição a contextos tensão e imprevisibilidade. Essa regulação dá-se por meio da descontração, através da perda de controlo em momentos de lazer. A sugestão é pensar de igual forma no sabor e na experiência oferecidos pelos produtos.

Tendência #4 – Eficiência na alimentação

Em sociedades cada vez mais saturadas de estímulos, informação, falta de tempo e ansiedade, o tempo é um bem altamente valorizado. Por esse motivo, os produtos alimentares são vistos como uma forma de obter disposição, bem-estar, beleza e saúde mental. As pessoas desejam soluções práticas, rápidas e que envolvem pouco esforço, quer na execução, quer no planeamento.

Tendência #5 – Cozinha nostálgica

A nostalgia não é apenas uma das tendências da industria alimentar, é apontada como uma das macrotendências socioculturais em vários setores industriais. A nostalgia assume na indústria alimentar um regresso das tradições gastronómicas. Para 2023, esse retorno à tradição é acompanhado por receitas e produtos que aliviem as pessoas.

Tendência #6 – Procura por surpresas gustativas

Segundo a Independence (2022), as pessoas procuram sistematicamente serem surpreendidas nas suas experiências gastronómicas. Esta tendência enquadra-se mais na restauração, onde são procuradas gratificações em novos pratos, sabores e ambientes.

Qual será o futuro para a Indústria de Alimentos?

A indústria alimentar nos próximos anos será inevitavelmente influenciada por um período pós-pandémico e de guerra. As tendências da indústria alimentar estão relacionados com a crescente procura, por parte dos consumidores, de produtos e empresas que preservem a cultura alimentar, façam escolhas sustentáveis e otimizem alimentos.

Em conformidade com as novas tendências alimentares e socioculturais abordadas neste artigo, espera-se que continuem a surgir novas tecnologias para produzir produtos cada vez mais eficientes do ponto de vista nutricional, reduzir custos de produção e utilizar eficazmente os recursos alimentares.

Desta forma, e como foi referido anteriormente, a melhoria contínua da segurança, da qualidade e da rastreabilidade, bem como, a garantia de conformidade com a formulação acelerada de novos padrões, regulamentações e normas, são fatores determinantes no setor da indústria alimentar e das bebidas.

A complexidade deste processo pode dificultar a sua gestão, por esta razão é comum recorrer a ferramentas de controlo da qualidade industrial, como o sistema ACCEPT.

O ACCEPT é uma solução integrada de gestão da qualidade que conta com a experiência de mais de 20 anos no setor Alimentar em Portugal e no mercado internacional, o que lhe permite acelerar a inovação, otimizar a produção, reduzir custos e aperfeiçoar o rendimento das linhas de produção.

A flexibilidade estrutural do software, permite comunicar facilmente com os sistemas ERP ou MES, fornecendo recursos modulares, que digitalizam, automatizam e simplificam o controlo dos processos, garantindo um fluxo contínuo de dados dentro de uma empresa.

Gostaria de controlar a qualidade e rastreabilidade do seu processo produtivo, garantindo um produto 100% seguro para o consumidor?

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