Artigo, Indústria 4.0, Opinião, Produtividade, Qualidade Industrial

A equipa ACCEPT na Fakuma 2021

No dia 11 de outubro a equipa da Sinmetro aterrou no aeroporto de Zurique, com rumo à cidade de Meersburg, que fica mesmo junto ao lago de Constança, na região administrativa de Tubinga, estado de Baden-Württemberg na Alemanha. Trata-se de uma zona lindíssima onde o espelho de água do lago se associa às extensas áreas de vinha e macieiras, que intercalam com pequenas cidades, muito bem organizadas e zonas industriais. Aqui alugámos um pequeno apartamento que serviu de base de apoio à nossa presença na feira Fakuma que decorria a 25 km, na cidade de Friedrichshafen, Alemanha.  

Após alguns contratempos iniciais, conseguimos, com a preciosa colaboração de outras equipas portuguesas e os nossos parceiros alemães da empresa IKOffice, ter o nosso stand pronto para receber os visitantes.  

A Fakuma é a maior feira mundial dos Moldes & Plásticos, que acolheu, em 2021, 1470 expositores de 39 países, que se distribuem num espaço de 85.000 m2. A Sinmetro era um desses expositores, que se apresentou com o seu sistema ACCEPT e os serviços de consultoria no âmbito da digitalização.  

Foram inúmeros os contactos estabelecidos com empresas de Moldes & Plásticos a nível mundial, tendo sido elaboradas, ainda no decorrer da feira, propostas comerciais.  

Apresentámos o nosso sistema ACCEPT a mais de 20 empresas internacionais, onde podemos destacar, por exemplo, a Inmold (Sérbia),  F. & G. Hachtel GmbH & Co. KG (Alemanha) e Shülken Form (Áustria). 

Além das empresas internacionais, aproveitamos para contactar com as mais de 20 empresas portuguesas presentes na feira, algumas já nossos (felizes) clientes. 

Foi também muito importante observar as principais tendências tecnológicas e realizar ações de benchmarking.  

A viagem foi igualmente relevante para estreitar relações com o nosso parceiro, a empresa alemã, IKOffice, que tem presença internacional com o seu sistema de gestão da produção de moldes.  

O contacto direto com as pessoas, mesmo que travado com o necessário uso das máscaras, foi extraordinário, principalmente após uma Pandemia, que obrigou o mundo a parar e as pessoas a comunicarem apenas pelos meios digitais. Foi mesmo muito bom voltar ao terreno e ao contacto humano e poder partilhar experiências e conhecimento, lado a lado.  

Não poderíamos terminar este resumo da nossa participação sem agradecer à Maria Esperança da Frumolde, ao Toni, Ingo e Henning da IKoffice por toda a ajuda e companheirismo durante a feira, a todos os visitantes do nosso stand e empresas que conheceram o nosso sistema ACCEPT e ainda à Delta Cafés por ter disponibilizado um kit completo de café português, contribuindo para os inúmeros sorrisos no nosso stand. 

Chegámos ao final da feira com muitos “quilómetros nas pernas”, mas de espírito cheio e com vontade de voltar! 

Agora é tempo de preparar a próxima feira! A Sinmetro estará presente na Moldplas 2021, de 3 a 6 de novembro no Exposalão, da Batalha! Venha visitar-nos e conhecer tudo o que podemos fazer para ajudar a sua empresa a atingir níveis mais elevados de eficiência, produtividade e excelência! 

Cristina Barros

Sócia fundadora e gerente da SINMETRO que, desde 1998, trabalha com a indústria no desenvolvimento de sistemas de informação, consultoria e formação nos setores alimentar, farmacêutica, automóvel, moldes & plásticos, eletrónica, aeronáutica, mobilidade, química, têxtil, de software, e-commerce, entre outras. É Licenciada em Engª Química, Mestre e Especialista em Engenharia e Gestão Industrial e Professora Adjunta e Especialista do Politécnico de Leiria desde 2000.

Quer conhecer mais sobre o Sistema ACCEPT? Peça já o seu bilhete para a Moldplas!

Este artigo foi útil?

Classifique este artigo

Uma vez que achou este artigo útil...

Siga-nos nas redes sociais