Artigo, Funcionalidades ACCEPT, Opinião

ACCEPT: adeus 2020. Bem vindo 2021!

Terminou 2020 para a equipa ACCEPT e para todos nós. Um ano sobre o qual quase tudo já foi dito, nomeadamente as suas características excecionais, como estas impactaram na nossa vida e nos nossos relacionamentos interpessoais. O que tomávamos como garantindo é, subitamente, alterado para uma “nova normalidade” que, de forma veloz (que até chega a ser assustadora), se entranhou no nosso quotidiano. Foi um ano de uma aceleração brutal na digitalização e, no qual as empresas onde este processo estava a ser mais lento, tiveram de acelerar e adotar procedimentos nesse âmbito, correndo o risco de não acompanhar as novas regras impostas pela pandemia.

Na Sinmetro, toda esta nova realidade foi sendo assimilada um pouco como nas outras empresas. Inicialmente, com alguma perplexidade sobre o que estava a acontecer, mas com uma adaptação bastante rápida à realidade do teletrabalho, até porque, tendo 2 escritórios a comunicação remota já era uma realidade. A nossa principal preocupação foi a de garantir a segurança de toda a equipa, assim como a continuidade da normalidade da nossa atividade, quer dos projetos em curso, quer do suporte que prestamos aos mais de 60 clientes.

Desafios 2020

Gestão de equipa

Na equipa ACCEPT, passar de 2 para “10 escritórios” teve a vantagem de otimizar vários processos internos. Como diz o ditado popular “a necessidade aguça o engenho” e aquilo que, anteriormente, nos parecia algo difícil de implementar, passou a ser algo “natural” devido à natureza distribuída da equipa e à ausência do contato presencial. Foi uma excelente oportunidade para repensar processos internos, baseados numa comunicação e gestão fluída, ágil e eficiente.

Suporte ao cliente

No âmbito do suporte ao cliente, era já nossa intenção pré-pandemia a melhoraria do processo de gestão dos contratos de suporte. Os nossos clientes passaram a receber relatórios mensais sobre o trabalho realizado, com o objetivo de tornar claro e transparente o cumprimento dos contratos, bem como permitir uma mais eficiente gestão de horas de consultoria e suporte por parte destes.

Implementação de projetos

Com a limitação de deslocações às unidades industriais, algumas pelas autoridades, outras pelas próprias empresas, privilegiámos a utilização de videochamadas para dar continuidade aos projetos em curso. Foi, para nós, uma agradável surpresa a rápida adoção deste novo procedimento pela quase totalidade dos nossos clientes, tendo, na nossa perspetiva, tido um impacto muito significativo nas reuniões e sessões de trabalho. Além de se evitar a necessidade de deslocações (com a economia de custos e tempo associados) o tempo da reunião passou a ser mais otimizado visto que, por exemplo, se poupava tempo em encontrar uma sala de reunião disponível ou, de repente, toda os participantes podiam ter um computador à frente, o que para sessões de formação e partilha de ecrã por múltiplos intervenientes foi muito útil. Um novo mundo de oportunidades que se abrem!

Desafios

Claro que todos estas mudanças introduzidas pelo teletrabalho, além dos benefícios por todos conhecidos, trazem outros desafios: a dificuldade de gerir os espaços pessoais e profissionais, o ritmo acelerado dos dias entre videochamadas, o distanciamento social, cansaço mental, entre outros aspetos. Encontrar o equilíbrio certo será chave para todas as empresas gerirem as suas equipas, clientes, fornecedores e parceiros.

Principais números

Apesar da pandemia, 2020 foi um ano histórico para o ACCEPT. Foi o nosso melhor ano de sempre em termo de faturação, com um aumento de 40% face a 2019! Uma vitória de toda a equipa e que premeia o trabalho nos últimos anos, com uma maior complementaridade entre o produto ACCEPT e as outras áreas da Sinmetro (consultoria PT2020 e industria 4.0) a serem chave neste crescimento.

Uma palavra também para 2 dos nossos parceiros: a Liminal, que nos tem orientado e ajudado a trabalhar de forma mais otimizada e profissional toda a comunicação e marketing do produto, e a Tula-Labs, um parceiro chave na área de automação e que nos tem permitido crescer em projetos, nos quais a área de iot é uma realidade cada vez mais constante.

Terminámos o ano com o ACCEPT presente em 65 clientes e 78 fábricas! Obrigado a todos pela confiança!

Indicadores ACCEPT

O ACCEPT em 2020

Ao nível do produto, gostaria de destacar 3 situações durante o ano que agora terminou:

A renovação do módulo ACCEPT OEE, com uma nova interface e uma usabilidade mais simples, quer no chão de fábrica quer para análise e supervisão. A aplicação mobile para chão de fábrica foi um desenvolvimento importante, permitindo uma interface mais simples, intuitiva e visualmente atrativa para o operador.

O ACCEPT Mobile para digitalização de checklists, auditorias ou registos de autocontrolo, teve várias implementações em 2020. As necessidades de digitalização aceleradas pela pandemia não serão certamente alheias a esta tendência que se espera que continue em 2021.

2020 marca também o ano da consolidação da adequação da plataforma ACCEPT à indústria dos moldes e injeção. Permitindo um controlo da qualidade em todos os centros de trabalho de criação do molde, gestão de ocorrências, controlo estatístico das variáveis críticas no processo de injeção, controlo das eficiências das máquinas e análise global de dados através de dashboards, relatórios e análise de tendências.

ACCEPT: controlo da qualidade

Bem vindo 2021!

Para este ano que agora se inicia, o grande objetivo é finalizar a reformulação, já iniciada, no ACCEPT, permitindo a criação de uma solução única de controlo da qualidade e de análise de desempenho, tornando a experiência do utilizador mais fluida e organizada. A nova interface, 100% web, consegue juntar todas as áreas ACCEPT numa visão única sobre os processos da qualidade.

Acreditamos ter esta solução disponível ainda durante o 1º semestre de 2021 e partilharemos novidades muito em breve!

Nova solução ACCEPT.

Este ano, onde já se vislumbra uma luz ao fundo do túnel para a pandemia, não deixará de continuar a trazer grandes desafios a todas as empresas, tendo em conta o atual contexto económico. Resiliência, capacidade de inovação e adaptação, criatividade, e claro, o apoio de todas as entidades responsáveis, serão fundamentais para que a indústria portuguesa, continue a crescer.

A Sinmetro manterá a sua responsabilidade social e continuará a estar disponível para apoiar toda a indústria a enfrentar os desafios que se avizinham da melhor forma.

Adeus 2020! Olá 2021!

Foto autor

Gonçalo Lourenço Martins

Sócio fundador da Sinmetro, desde 2002, sendo Product Manager do Software ACCEPT.

Licenciado em Engª Informática, pela FCTUC e pós graduado em 6 Sigma, pelo IPLeiria.

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