ACCEPT, Qualidade Industrial
Faz análises de microbiologia e quer otimizar o seu processo?
O controlo da qualidade, através de análises de microbiologia em alimentos, é uma ferramenta que visa garantir a qualidade e segurança dos produtos fabricados. Assume assim uma importância estratégica e integrada em diferentes áreas da produção.
Os critérios microbiológicos definem a aceitabilidade de um produto ou de um lote alimentar, baseado na ausência ou presença, ou número de microrganismos incluindo parasitas, e/ou quantidade de toxinas/metabólitos, por unidade de massa, volume, área ou lote.
Garantir que uma amostra cumpre as especificações definidas para cada parâmetro controlado é o principal objetivo da análise microbiológica.
Faz análises de microbiologia e quer otimizar o seu processo?
Então, este artigo é para si!
ACCEPT Micro
Na Sinmetro temos recebido, ao longo dos anos, pedidos para digitalizar e automatizar o processo das análises de microbiologia, tendo o ACCEPT Micro surgido para dar resposta a esta necessidade. O principal objetivo do sistema é rastrear a recolha, preparação e leitura de resultados das amostras de microbiologia, permitindo assim garantir os procedimentos internos de cada empresa de uma forma bastante ágil.
A implementação do Sistema ACCEPT Micro já permitiu reduções de custos superiores a 20.000€/ano, com a eliminação de várias tarefas sem valor acrescentado e a otimização dos recursos humanos já existentes.
O sistema está dividido em 3 grandes áreas:
1. Identificação de amostras;
2. Preparação de placas de petri ou integração com sistemas externos;
3. Leitura e processamento de resultados.
1. Identificação de amostras
A fase de identificação, que pode ser realizada no chão de fábrica ou no laboratório, é o 1º passo no fluxo de rastreabilidade da amostra. Qualquer que seja o tipo de amostra (ex: produto acabado, águas, superfícies, manipuladores, …) a mesma é identificada com os campos definidos para aquele fluxo específico (ex: ponto de recolha, silo, produto, lote, operador, etc).
Após a identificação, é emitida e colada, na amostra, uma etiqueta com um código único que garante que o seu histórico seja facilmente consultável a qualquer instante.
2. Preparação de placas de petri ou integração com sistemas externos
Com as amostras prontas para serem analisadas, o próximo passo é iniciar o fluxo de análise das mesmas, seja com o método de diluição em placas de petri ou com a utilização de equipamentos de análise microbiológica.
Algumas implementações do ACCEPT Micro, são realizadas com a integração de equipamentos específicos para análise microbiológica (como p.ex.: Dcount da bioMérieux ), permitindo garantir a rastreabilidade desde a recolha das amostras até à leitura dos resultados do equipamento, ao mesmo tempo que evita erros de introdução manual de dados.
3. Leitura e processamento de resultados
A leitura de resultados pode não ser um trabalho simples. Se equipamentos como o Dcount, emitem um relatório automático com as análises de cada amostra, a realização das contagens de cada placa de petri por um analista pode ser moroso e trabalhoso.
O sistema de etiquetas ACCEPT Micro, agiliza todo este processo, visto que o utilizador pode rapidamente processar todas as placas que não contém problemas com um passo (pistolando a etiqueta) e focando-se apenas nas placas não conformes.
Os ganhos operacionais com a implementação do ACCEPT Micro podem chegar aos 66% na fase de leitura de resultados das placas!
Principais vantagens da implementação do Sistema
1. Digitalização do fluxo de recolha e análise das amostras
Com a digitalização de todo o fluxo das amostras, é possível rastrear em tempo real o estado de cada amostra, possíveis atrasos nas diferentes fases, assim como uma análise de resultados e tendências de forma imediata.
Com a digitalização do fluxo é possível:
– Definir cada fase e o tempo previsto entre cada uma.
– Definir os campos de identificação em cada fase.
– Definir as placas de petri a preparar.
– Parametrizar os parâmetros a analisar e respetivas especificações.
– Definir o destino da leitura dos dados.
– Integração direta com os planos de controlo ACCEPT.
2. Rastreabilidade simplificada com a utilização de etiquetas
A identificação de cada amostra com uma etiqueta com um código único, permite evitar enganos de identificação e consultar de forma imediata o histórico de cada amostra.
Com a utilização de etiquetas é possível:
– Identificar cada amostra de forma única e clara (Ex: Amostra, produto final ou zaragatoa)
– Identificar cada placa petri utilizada;
– Placa de preparação rastreada automaticamente à amostra original;
– Obter uma fotografia instantânea do histórico de cada amostra após leitura do código.
3. Análise de resultados
Garantir que uma amostra cumpre as especificações definidas para cada parâmetro controlado é o principal objetivo da análise microbiológica. No entanto, o processo de controlo da qualidade destes parâmetros não deve terminar com o resultado “Conforme” ou “Não conforme”.
A integração dos resultados imediatamente no sistema ACCEPT, permite que os mesmos sejam utilizados de forma otimizada em diversas atividades chaves no bom funcionamento da fábrica.
Relatórios de rastreabilidade para auditorias, analises de tendências ou dashboards de acompanhamento podem ser despoletados imediata e automáticamente, garantindo um trabalho futuro mais otimizado e com informação atualizada e validada.
Com uma análise de resultados otimizada consegue:
– Validar imediatamente as especificações de cada parâmetro;
– Integração direta dos resultados nos planos de controlo ACCEPT;
– Realizar uma análise estatística para deteção de tendências;
– Enviar relatórios periódicos por email;
– Disponibilizar dashboards de análises de cada fluxo.
Conclusão
A implementação do ACCEPT Micro permite aumentar a eficiência do processo de análise microbiológica em qualquer fábrica, trazendo ganhos operacionais e financeiros.
O aumento de eficiência não se restringe apenas ao laboratório de microbiologia, estendendo-se aos restantes departamentos, decorrente da disponibilidade imediata da informação e simplicidade de análise da mesma.
Ao assegurar a rastreabilidade das amostras, bem como o acesso imediato a toda a informação de uma amostra, garante o cumprimento de todas as obrigações das normas de qualidade e legais, simplificando os processos de auditoria e resposta a reclamações.