Artigo, SPC

Estude a capacidade do processo e reduza as reclamações!

Qual a chave para aumentar a satisfação e fidelização dos seus clientes e reduzir as reclamações? Conheça os seus clientes, conheça o seu produto, estude a capacidade do processo e perceba se está a produzir exatamente o que o seu cliente procura!

A importância do estudo da capacidade do processo

A “velha guarda” diria “o cliente tem sempre razão!”.

Hoje sabemos que a interpretação literal desta afirmação não é a mais correta, mas o princípio que lhe deu origem é irrefutável: a satisfação do cliente, assim como as reclamações, devem ser levadas muito a sério.

Se bem conhece os seus clientes, sabe que, até certa medida, a “velha guarda” tinha razão: existem determinadas expectativas que não são discutíveis. São elas que ditam a experiência positiva do seu cliente e asseguram a fidelidade. E agora, mais do que nunca, é preciso estar atento.

Por um lado, os seus clientes estão cada vez mais informados, têm à disposição todas as ferramentas de que necessitam para comparar o seu produto com o da concorrência e ainda perceber qual a opinião de outros consumidores. Por outro lado, a crescente digitalização da indústria traz novos desafios competitivos e determina a capacidade de satisfazer, de forma consistente, a demanda do mercado por produtos de elevada qualidade.

Como avaliar a capacidade do processo?

Para o seu processo produtivo operar dentro dos limites de especificação definidos, a sua capacidade pode ser:

• Utilizada como um instrumento de redução das reclamações;

• Utilizada para incrementar os níveis de satisfação e fidelização; 

• Utilizada para produzir itens mais personalizados e diferenciados; 

• Quantificada.

A capacidade do processo é avaliada através dos índices de capacidade. Quanto mais elevados são estes valores, menos provável é a possibilidade de o processo estar a operar fora dos limites de especificação e devolver produtos não-conformes.

Os indicadores mais utilizados para avaliar a capacidade do processo são: o Índice de Capacidade Potencial (Cp) e o Índice de Capacidade Real (Cpk).

Estudo da capacidade dos processos

Os índices de capacidade são determinados em função da variabilidade do processo. Isto significa que deve efetuar este estudo após garantir que o seu processo está a operar sob controlo estatístico. As cartas de controlo são uma excelente ferramenta de estabilização de processos, amplamente utilizada.

De facto, um processo sob controlo e com variabilidade estável, controlada e previsível, pode, ainda assim, produzir artigos que não cumprem as especificações dos clientes, daí a importância do estudo da capacidade do processo, que junta à equação os critérios estabelecidos pelo comprador.

A informação que fornece possibilita a adoção das medidas necessárias para alinhar o produto final com tais critérios ou mesmo exceder as expectativas.

Estudo da capacidade dos processos

Se o foco da sua empresa é apostar na melhoria contínua, corresponder aos mais elevados critérios de qualidade e obter a plena satisfação dos seus clientes, saiba que o estudo da capacidade do processo é um recurso estratégico fundamental.

Com o Sistema ACCEPT pode saber se o seu processo é capaz de exceder os elevados padrões de qualidade dos seus clientes!

Controlo estatístico do processo

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