Artigo, Qualidade Industrial

Carta de lotes ACCEPT: para uma validação legal descomplicada!

As empresas de pré-embalados apresentam desafios próprios no acompanhamento dos seus processos de enchimento. Por um lado, a preocupação de controlar e garantir a estabilidade do seu processo de enchimento evitando o desperdício e retrabalho, por outro lado o cumprimento da legislação em vigor. Neste artigo, damos a conhecer a Carta de Lotes ACCEPT para uma validação legal descomplicada, bem como as vantagens que esta oferece sobre as tradicionais cartas de controlo.

O Controlo Estatístico do Processo

O ACCEPT, implementado na indústria dos pré-embalados desde 2001, tem acompanhado a crescente preocupação em controlar e garantir a estabilidade dos processo de enchimento evitando o desperdício e retrabalho, bem como o cumprimento da legislação em vigor, nomeadamente o DECRETO-LEI 199/2008 de 8 Out, de 2008 e da PORTARIA 1198/91 de 18 Dez, de 1991, apresentando funcionalidades que permitem desmistificar o acompanhamento, em tempo real, de todos os processos de enchimento de uma fábrica, utilizando técnicas de Controlo Estatístico de Processo (SPC – Statistical Process Control).

O Controlo Estatístico de Processo utiliza várias técnicas estatísticas para medir e analisar a variação dos processos. A medição e análise contínua dos processos, utilizando técnicas de SPC, permite a uma empresa conhecer e inferir a estabilidade dos processos de enchimento, identificar a presença de causas especiais de variação e tomar decisões sustentadas sobre quais as ações corretivas a implementar.

A ferramenta de eleição utilizada no SPC são as Cartas de Controlo, sendo que no controlo de pré-embalados as mais utilizadas são a Carta de Médias e a Carta de Amplitudes, na nossa opinião, a forma mais eficaz!

No início, o ACCEPT utilizava Cartas de Média e a Carta de Amplitudes, como mostrado na figura seguinte:

Carta de Controlo Tradicional

Com as sucessivas implementações em fábrica, tornaram-se evidentes as dificuldades de interpretação deste tipo de gráficos pelos operadores das linhas de enchimento. A correlação da informação entre as duas cartas não era, facilmente, percetível pelos operadores. 

As dificuldades em interpretação dos resultados do controlo em processo impediam a autonomia dos operadores, obrigando ao acompanhamento estrito dos técnicos da qualidade e dificultando a resolução proativa de problemas no enchimento.

Tendo em conta as dificuldades sentidas, e todo o feedback dos clientes, criou-se a Carta de Lotes ACCEPT.

Carta de Controlo vs Carta de Lotes ACCEPT

A Carta de Lotes ACCEPT é um gráfico baseado na típica Carta de Médias do SPC, que sobrepõe sobre a mesma um conjunto de informações que permitem, não só, o acompanhamento simplificado do processo, como também a validação do cumprimento da legislação dos pré-embalados.

Nesta carta podem-se observar os seguintes dados: 


• Média de cada amostra
• Dispersão das medições (pesagens) individuais em cada amostra
• Evolução da média das amostras num lote e em todo o processo
• Limites de especificação do processo
• Limites legais para valores individuais (TL1 – 1xEAD e TL2 – 2xEAD)
• Validação do cumprimento dos critérios legais dos pré-embalados em cada lote
• Perceção da periodicidade da amostragem.

A Carta de lotes ACCEPT

Carta de Lotes ACCEPT

A Carta de Lotes ACCEPT tem sido muito bem recebida pelos operadores de chão de fábrica, uma vez que possibilita uma interpretação simples, aumentando a sua autonomia e suporte nas decisões sobre as ações corretivas a implementar, para garantir um enchimento estável, cumpridor da legislação e evitando o desperdício.

A interpretação rápida da carta pode ser feita recorrendo a 3 regras básicas, que sendo explicadas em termos simples aos operadores, lhes permite atingir a total autonomia em 2-3 amostras, nomeadamente:

• Os pontos grandes representam a média da amostra. Estes pontos têm que estar o mais próximo possível da linha do Valor Nominal (VN), de preferência acima da mesma. Significa que o enchimento está a acontecer o próximo possível do valor alvo, sem incorrer em possível incumprimento da legislação.

• Os pontos pequenos representam as pesagens individuais. Estes devem estar o mais próximos possível da média da amostra, demonstrando que existe pouca variação de uma embalagem para a seguinte. Significa que a variação de uma embalagem para a próxima é mínima, logo todos os bicos de enchimento se encontram em funcionamento estável. 

• Cada faixa vertical representa um lote. O ACCEPT valida os critérios legais e desenha a faixa com a cor que corresponde ao resultado da validação.

Vantagens da carta de lotes ACCEPT sobre as tradicionais cartas de controlo:

Vantagens da carta de lotes ACCEPT

A autonomia dos operadores na tomada de decisão sobre o processo de enchimento, capacita e valoriza os operadores, ao mesmo tempo que permite libertar a direção de qualidade para outras tarefas, como por exemplo a análise macro da qualidade em toda a fábrica.

A implementação do sistema ACCEPT é sempre acompanhada por um consultor especialista em Controlo Estatístico de Processo que tipicamente ministra a ação de formação aos operadores e à direção de qualidade. A formação é dividida em dois momentos chave: 

• Na implementação, onde é realizada uma formação on-the-job, para permitir a utilização imediata e com segurança do sistema.  

• Passados 3 a 6 meses para interpretação dos resultados do controlo efetuado até à data e esclarecer questões sobre a utilização e interpretação de dados no dia a dia.

Carta de lotes ACCEPT

Saiba como pode aumentar a produtividade da sua fábrica!

Este artigo foi útil?

Classifique este artigo

Uma vez que achou este artigo útil...

Siga-nos nas redes sociais