Artigo, Qualidade Industrial
Controlo da Qualidade: o que é e como fazer um controlo eficaz?
A garantia da Qualidade é um fator-chave para o sucesso da indústria e deve ser considerada em todos os aspetos do processo produtivo. Satisfazer as necessidades dos clientes e atender aos padrões de qualidade definidos pela indústria é fundamental à sobrevivência e competitividade no mercado. Saiba o que é e como fazer um eficaz Controlo da Qualidade na sua Indústria!
O que encontra neste artigo?
O que é Qualidade na Indústria?
O conceito de qualidade na indústria refere-se à capacidade de um produto cumprir as especificações, normas e regulamentações aplicáveis, ser produzido de forma consistente, confiável e eficiente, correspondendo assim às expectativas e necessidades dos clientes.
Por outras palavras, a qualidade na indústria é a medida em que um produto é capaz de satisfazer as necessidades dos clientes e atender aos padrões de qualidade definidos pela indústria ou pelos reguladores. A qualidade pode ser avaliada através de diferentes critérios, como a durabilidade, confiabilidade, funcionalidade, eficiência, segurança e o desempenho.
A constante procura pelos melhores índices da Qualidade é fundamental na indústria uma vez que acarreta:
– Redução do retrabalho, minimizando os custos de produção
– Aumento da eficiência
– Aumento da produtividade
– Melhoria da satisfação do cliente e consequente aumento da fidelização
– Incremento da competitividade no mercado
– Melhoria da reputação da marca/empresa
A garantia da Qualidade torna-se, portanto, um fator-chave para o sucesso da indústria e deve ser considerada em todos os aspetos do processo produtivo, desde o planeamento até à entrega final do produto acabado ao cliente.
O controlo da Qualidade
A definição de controlo da Qualidade dependerá do âmbito, da indústria, do produto, do processo, do nível de exigência e dos meios disponíveis para efetivamente realizar o controlo. Podemos, no entanto, listar algumas fases essenciais que poderão servir de guia para um eficaz controlo da Qualidade.
Como fazer um controlo da Qualidade eficaz?
Planeamento
Elaborar planos de controlo a aplicar desde a receção de matéria-prima até ao batch release de produto acabado. Nesta fase devem ser definidas as métricas e os meios de controlo, tendo em conta todos os riscos que podem afetar a qualidade do produto e ainda, eventualmente, criar planos de contingência a acionar em caso de necessidade.
SPC
Controlo estatístico do processo de fabrico, garantindo que não há desvios aos padrões da qualidade através do cumprimento das regras do controlo estatístico do processo. A análise deve ser apresentada por meio de cartas de controlo, histogramas, cartas de médias e medianas, Cpks, etc.
Inspeção/controlo dos parâmetros da Qualidade
De modo a registar dados sobre as especificações do produto; podem ser realizados em papel ou Excel, mas idealmente devem ser recolhidos digitalmente e, de preferência, a 100% diretamente de equipamentos de medição previamente definidos e calibrados.
Análise estatística dos dados
Análise dos dados recolhidos para identificação de não conformidades e tendências, transformando dados em informação útil através da utilização de ferramentas de business intelligence, como por exemplo o ACCEPT 360º, agregando dados de diversas fontes e analisando e apresentando do modo mais adequado a cada realidade.
Melhoria contínua dos processos
Analisada a informação recolhida, a tomada decisões será amplamente fundamentada e poderá passar pela intervenção nos mais diversos âmbitos desde o fator humano, reconversão ou aquisição de equipamentos ou Software, aplicação de técnicas de Lean, 6 Sigma, Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) ou apenas ajustes nos processos internos que permitam a melhoria dos processos e, consequentemente, da qualidade do produto final.
É, também, de extrema mais-valia a envolvência dos colaboradores em todo o processo de controlo da Qualidade e melhoria contínua, patrocinando formação, aproveitando o seu know-how e acrescentando motivação e identificação com o crescimento da e na empresa.
Preferencialmente, o controlo da Qualidade deve ser o mais automatizado possível, de modo a reduzir o erro e a aumentar a rapidez e eficiência, através de softwares dedicados e com comprovado sucesso, como é o exemplo do sistema ACCEPT Quality.
O fator humano no controlo da Qualidade
Apesar da cada vez maior presença da inteligência artificial na indústria, o fator humano contínua a ter o seu espaço preponderante no controlo da Qualidade, particularmente em determinados tipos de produção.
Na produção contínua produz-se em grandes quantidades, num fluxo contínuo e sem interrupções. Este método é usado para produzir produtos padronizados, como alimentos enlatados, produtos químicos, papel, aço e plásticos.
A produção contínua é altamente automatizada, o que significa que a produção é feita em máquinas, com pouco ou nenhum envolvimento humano. É possível produzir grandes volumes de produtos com rapidez e eficiência, onde o controlo da Qualidade é realizado pela recolha de 100% dos dados através de equipamentos de medição ou por amostragens de determinado nº de unidades, recolhidas por um operador e analisadas individualmente recorrendo a inspeções visuais e equipamentos de medição.
Em job shop, a produção é realizada em pequenas quantidades, de acordo com as especificações solicitadas pelo cliente. Este método é usado para produzir produtos personalizados, como têxteis sob medida, peças de máquinas personalizadas e equipamentos de laboratório.
A produção é normalmente realizada por trabalhadores altamente qualificados, usando ferramentas manuais e máquinas especializadas para produções unitárias. O processo de produção é mais flexível do que a produção contínua, o que significa que é possível produzir uma variedade de produtos personalizados, o que representa mais tempo e menos eficiência do que a produção em massa. O controlo da Qualidade passa, neste caso, por inspeções visuais e medições manuais a cada unidade produzida.
Em ambos os tipos de produção, a inferência do fator humano é fundamental: na produção contínua mais nas fases pré e pós registos, para definição da estratégia e análise de resultados; na produção em job shop em todos os momentos do controlo da Qualidade, com especial incidência nos registos propriamente ditos.
Em suma…
O controlo da Qualidade é, portanto, um conceito amplo, mesmo que restringindo à indústria.
Não há receitas mágicas nem soluções chave na mão que entreguem resultados absolutos. Há sim, um conjunto de elementos que nos permitem definir uma estratégia evolutiva e adaptável a cada realidade, fábrica, processo e produto, de modo a obter os melhores resultados no controlo da Qualidade.
Nelson Santos
Business Developer da Sinmetro.
Licenciado em Geografia, especialização em Estudos Ambientais pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2005).