Artigo, Funcionalidades ACCEPT, Opinião

Dúvidas sobre o ACCEPT? Estas são as 12 perguntas mais frequentes.

Olá, o meu nome é Nelson Santos e sou Business Developer do Sistema ACCEPT.”

Normalmente começam assim a minhas chamadas telefónicas. É assim que me procuro apresentar quando inicio um contacto, a fim de dar a conhecer o nosso produto, o Sistema ACCEPT.

No decorrer destas conversas abordo os vários âmbitos do Sistema ACCEPT, as características, as mais valias, o estado da arte e o que pode evoluir em cada organização.

Por vezes o interesse demonstrado por quem está do outro lado do telefone é parco, ou porque o momento não é oportuno ou porque já existe uma solução para controlo da qualidade.

Outras vezes há em que o tema está em cima da mesa ou simplesmente suscita interesse no momento e a conversa flui e desenrola-se, até ao ponto em que são os próprios destinatários que procuram mais informação e colocam questões nesse sentido.

Algumas dessas questões acabam por ser recorrentes e, por essa razão, creio que transversais a quase todas as pessoas responsáveis por controlo e gestão no chão de fábrica.

Foi por isso que decidi enumerar as 12 perguntas mais frequentes e responder às mesmas.

1. O ACCEPT é um software vosso? Ou são representantes?

O Sistema ACCEPT é um software para controlo da qualidade industrial propriedade da SINMETRO – Sistema de Inovação em Qualidade e Metrologia, Lda. Esse facto permite-nos adequar a solução ACCEPT à realidade de cada cliente e facilita a consultoria e suporte por nós prestados.

2. E se antes de decidirmos por um software de controlo da qualidade necessitarmos de consultoria para repensar o nosso processo?

A Sinmetro é uma consultora tecnológica cuja paixão é idealizar, conceber e executar projetos que promovam a inovação organizacional, de produto, processo e de mercado. Executamos estratégias “end-to-end” de capacitação das empresas e das pessoas em Inovação, I&D, Digitalização e Reengenharia de Processos, onde podemos incluir o Sistema ACCEPT como solução de digitalização dos processos da sua organização.

3. Já tenho um ERP/MES. Preciso do ACCEPT?

Um ERP (Enterprise Resource Planning) ou um MES (Manufacturing Execution System) são ferramentas cujo foco principal não é o controlo da qualidade, apesar de poderem ter módulos específicos para esse efeito. O ACCEPT não os pretende substituir, antes integrar os aspetos da qualidade produtiva, nos fluxos de informação da sua organização.

Apesar de em alguns casos permitirem o desenvolvimento à medida de soluções nesse âmbito, podem acabar por ser mais morosas e custosas. Chamo, também, a atenção para a importância da equipa de implementação deste tipo de soluções.

A mais-valia do Sistema ACCEPT neste caso particular é o facto de dispor de uma solução sólida, ágil e dedicada ao controlo da qualidade, suportada por uma equipa de consultores especialistas nesta área.

4. Como recolhem os dados para o ACCEPT?

Dependendo do que estivermos a controlar e da realidade de cada cliente, assim será a solução:

– Dados diretamente dos equipamentos, sejam balanças, paquímetros, etc.

– Dados disponibilizados pelas máquinas (CNC’s, embaladoras, etc.)

– Informação de sensores de estado, contadores, etc.

– Existe também a possibilidade de introdução de dados manual diretamente no ACCEPT.

O Sistema ACCEPT é completamente aberto; apenas precisamos que nos abram a porta para irmos buscar os dados a qualquer plataforma, software, equipamento ou base de dados. E se não souber da chave, nós podemos ajudar!

5. Não tenho um software para controlo da qualidade, mas o meu problema são as reclamações que não sei como responder?

Ao ter noção que não sabe como responder a uma reclamação, acaba por admitir que o processo que utiliza para controlo da qualidade não é eficaz.

A rastreabilidade de um produto desde a entrada de matéria-prima, à produção, passando pelo embalamento, análises laboratoriais e quarentenas, até à expedição é condição imprescindível para a garantia da qualidade e o cumprimento de todas as especificações ao longo do processo produtivo.

O Sistema ACCEPT possibilita, para além da análise dos diferentes processos e KPI’s do modo que lhe for mais conveniente, a emissão de relatórios para poder apresentar como resposta a reclamações, auditorias ou questões internas.

6. Já têm clientes na minha indústria?

O Sistema ACCEPT está presente em 81 fábricas, de 65 clientes em Portugal, Espanha e Angola e espalhados nas indústrias alimentar, química, moldes e plásticos, metalomecânica e ainda outros sectores de atividade.

Provavelmente já teremos clientes no seu ramo de atividade, mas mesmo que não seja o caso, uma vez que o Sistema ACCEPT é parametrizado à medida de cada cliente, certamente será aplicável.

Conheça quem confia diariamente no Sistema ACCEPT para tomar as melhores decisões na gestão das suas organizações.

7. Preciso mesmo de um software para controlo metrológico de pré-embalados?

A necessidade vai depender do seu volume de negócio. Se o seu enchimento / embalamento for muito reduzido, provavelmente consegue gerir sem sentir essa necessidade.

Mas se estiver preparado para isso, a verdade é que o ACCEPT gmL permite-lhe:

– Validar os critérios legais

– Evitar sobre enchimento

– Emitir relatórios de lote

– Fazer a análise estatística do seu enchimento / embalamento

– Recolher automaticamente os dados das pesagens

Portanto… não é obrigatório, mas eu diria que precisa.

8. Já tentei implementar SPC, mas é muito confuso e nem sei por onde começar. Como é que vou usar o ACCEPT SQC?

O controlo estatístico do processo ou Statistical Process Control (SPC) consiste num conjunto de procedimentos que visam monitorizar o comportamento de variáveis críticas de um produto ou processo e fornecer indicações sobre as ações a adotar para se corrigirem desvios ao valor nominal (caso se aplique) ou reduzir a variabilidade dos dados.

Sim, pode ser um enorme desafio começar nesta aventura, mas a nossa experiência trará confiança à solução. A nossa sugestão para implementar SPC:

1. Definir os processos a controlar

2. Configurar estes processos no sistema ACCEPT – Quality e definir os planos de amostragem:

3. Não esquecer de…

(a) Validar os sistemas de medição.

(b) Assegurar a rastreabilidade das amostras.

(c) A ligação do sistema ACCEPT aos equipamentos de medição (ex.: balanças, CMM, paquímetros, comparadores, etc.)

(d) Integrar o sistema ACCEPT com o ERP para garantir um processo Lean e rastreado, de forma automática, aos lotes de produção.

4. Definir as ferramentas estatísticas mais adequadas para cada tipo de dado.

5. Monitorizar os processos.

6. Identificar potenciais causas raízes de variação dos dados e definir boas práticas ou procedimentos de correção.

7. Capacitar as pessoas para interpretar os outputs, agir sobre os processos e garantir o seu controlo estatístico.

9. Para que serve calcular o OEE?

O ACCEPT OEE, é uma solução de software para monitorização e otimização do desempenho das linhas de produção, por meio de recolha e análise, em tempo real, de sinais de automação, diretamente de máquinas e equipamentos (ex.: sinais, estados, contadores).

Através do cálculo da disponibilidade, desempenho e qualidade, o OEE (Overall Equipment Effectiveness) garante-lhe o máximo rendimento e eficácia das suas linhas de produção, reduzindo custos e desperdícios.

O cálculo do indicador OEE é assim um passo importante na otimização dos seus processos. Mais importante que ter um OEE elevado, é poder ir melhorando o indicador consistentemente ao longo do tempo, através de ações de melhoria continua. O ACCEPT é a ferramenta certa para o acompanhar nessa viagem!

10. O ACCEPT MSA responde aos requisitos da indústria automóvel?

Sim, o ACCEPT MSA é uma solução de software para gestão e análise de sistemas de medição, que responde aos requisitos da norma IATF 16949: 2016, integrando os algoritmos de cálculo propostos pelo referencial MSA-4 da AIAG.

A norma IATF 16949: 2016, antiga ISO / TS 16949, define os requisitos de um sistema de gestão da qualidade, para empresas do setor automóvel, instituindo a análise de sistemas de medição (MSA) como um requisito para a certificação.

11. O ACCEPT tem várias soluções para cada âmbito, mas eu não quero ilhas de informação. Qual é a solução?

De facto, não adianta ter muita informação disponível se não estiver corretamente organizada e, preferencialmente, concentrada no mínimo de plataformas possíveis.

A pensar nisso, criámos o ACCEPT 360º que é uma camada de supervisão web para gestão integrada dos diferentes aspetos da qualidade industrial.

Dotado de dashboards e relatórios parametrizáveis, o ACCEPT 360º permite uma visão global, em tempo real, sobre todos os dados processados pelas diferentes áreas funcionais do sistema ACCEPT ou de outros sistemas de informação dentro da sua organização.

12. Quanto custa? Pode-me enviar um orçamento?

Um clássico. A pergunta que toda a gente coloca em diferentes momentos da conversa; Às vezes é logo a 1ª questão, outras vezes assim que começam a ganhar interesse no produto, outras no fim de toda a apresentação.

A verdade é que aqui não há resposta direta. Tal como referido anteriormente, o Sistema ACCEPT, apesar de ter uma plataforma base, é adequado à medida de cada cliente, pelo que, antes de apresentar um orçamento, é tipicamente necessário:

– Apresentação formal do produto

– Definição dos âmbitos a intervir (que módulos ACCEPT suprem a necessidade do cliente)

– Levantamento de especificações (postos de controlo, utilizadores, máquinas, equipamentos, integrações com ERP, MES, etc)

– Em caso de necessidade, uma visita à fábrica

E então sim, podemos apresentar um orçamento adequado às necessidades e expectativas do cliente. Solicite aqui!

Estas são apenas 12 das FAQ’s. Certamente algumas ficaram por responder. Não hesite, por isso, em nos contactar e esclarecer qualquer questão acerca das soluções ACCEPT!

Nelson Santos

Business Developer da Sinmetro

Licenciado em Geografia, especialização em Estudos Ambientais pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2005)

Mundo ACCEPT

Este artigo foi útil?

Classifique este artigo

Uma vez que achou este artigo útil...

Siga-nos nas redes sociais