Qualidade Industrial, SPC

EasySPC – Ferramenta online para validar os dados do seu processo!

  • Text Hover

EasySPC - Ferramenta SPC online 100% gratuita


Conheça o EasySPC, uma ferramenta SPC online que lhe permite estudar gratuitamente a estabilidade e capacidade dos seus processos.



A digitalização de processos,  em grande parte agilizada pelo paradigma da indústria 4.0, trouxe consigo benefícios ao nível da eficiência e dos aspetos operacionais das empresas.

Com o aumento da quantidade de dados obtidos ao longo das diferentes fases de um processo e a introdução de novas ferramentas de análise, possibilitadas por plataformas cloud e IoT, as decisões são mais bem fundamentadas, permitindo melhores resultados.

Para determinar se um processo é capaz de cumprir com as especificações do cliente, a utilização de ferramentas de SPC (Statistical Process Control) é fundamental, constituindo uma metodologia de referência, no âmbito do controlo da qualidade industrial.

Por meio de monitorização contínua, dados da qualidade (variáveis ou atributos), são recolhidos sob a forma de leituras ou medições, diretamente de maquinaria ou através de instrumentos de medição, e traduzidos em métodos de análise gráfica (cartas de controlo).

O desenho de cartas de controlo permite acompanhar e analisar estatisticamente a estabilidade de um processo, determinando a sua variabilidade e, por conseguinte, a sua capacidade de  produzir, sistematicamente, os mesmos resultados, ao longo do tempo, constituindo-se como a ferramenta indicada para detetar padrões não aleatórios no seu processo, tal como detalhado no e-book “Cartas de Controlo – porque devo implementar“.



Num processo sob controlo estatístico, a probabilidade de uma amostra se encontrar dentro dos limites de controlo é de 99,73%, valor que transmite elevada segurança face ao desempenho do processo em causa.

Estar sob controlo estatístico significa que um processo industrial é capaz de produzir, de forma sistemática, unidades com as mesmas características. Contudo, isto não é o suficiente para garantir que estão a ser cumpridas as especificações definidas.

É aqui que que o cálculo da capacidade do processo (Cpk) desempenha um papel crucial, constituindo a ferramenta SPC adequada para garantir que são cumpridos os requisitos do cliente.



A capacidade de um processo é assim determinada através dos índices de capacidade, sendo que, quanto mais elevados, menor a probabilidade de o mesmo estar a operar fora dos limites de especificação e obter produto não-conforme.

Analise os seus dados de forma simples e rápida, com o EasySPC, uma ferramenta online, 100% gratuita, que lhe permite:



• Verificar se o seu processo está sob controlo estatístico, desenhando as cartas de controlo (X, R e S para n>1 ou I e MR para n=1)

• Calcular o indicador Cpk, para verificar a capacidade do processo em cumprir as especificações do cliente

Este artigo foi útil?

Classifique este artigo

Uma vez que achou este artigo útil...

Siga-nos nas redes sociais