Artigo, Produtividade
Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional: SIM, é possível!
Numa sociedade dominada por um ritmo profissional frenético, será possível conseguir um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional? SIM, é possível!
O que encontra neste artigo?
“Como seres humanos, a nossa grandeza não está tanto em sermos capazes de refazer o mundo… mas em sermos capazes de nos refazer a nós mesmos.”
— Mahatma Gandhi
Em plena segunda-feira, mal chega ao seu local de trabalho é de imediato questionado(a) por um colega visivelmente preocupado. Ele pretende saber qual o ponto de situação daquele relatório importante, no qual ainda nem sequer começou a trabalhar. Tenso(a) com a possibilidade (e a probabilidade) de não conseguir terminar o relatório a tempo, dirige-se à sua mesa de trabalho e descobre uma série de outras tarefas que se foram acumulando ao longo das últimas semanas e que também precisam ser finalizadas.
Diante tantas tarefas pendentes, e perante aquelas, que surgem diariamente, e que carecem da sua urgente intervenção, surge o desespero: como cumprir todos os prazos? A par de todas estas preocupações vai antecipando todas as atividades que gostaria de realizar quando sair do trabalho (ir ao ginásio, estar com os amigos,…) ou a necessidade de cumprir com os horários para deixar os filhos nas atividades extra curriculares.
Revê-se nesta descrição?
Vivemos num mundo de ritmo cada vez mais acelerado
No trabalho, a pressão por resultados é cada vez maior. As pessoas desdobram-se nas suas funções e o volume de informação é tão grande que chega a assustar. Os dias de trabalho são cada vez mais longos e não são suficientes para dar conta de todas as tarefas.
Na vida pessoal, a saúde é quase sempre posta de lado. Há muito pouco tempo livre para o desporto e para se dedicar a tarefas que trazem algum prazer e realização pessoal. O fast food, grande parte das vezes, substitui as refeições saudáveis. Os projetos pessoais são substituídos por necessidades mais urgentes. A família acaba, por vezes, por ficar em segundo plano, restrita aos fins de dia, sábados e domingos.
Este cenário pode parecer extremo, mas, atualmente, é a realidade de muitas pessoas. Vivemos numa cultura de pressa, com a perceção non-stop do mundo, em que as esferas da vida pública e privada se confundem, que traz o trabalho para dentro de casa e em que os limites entre a vida pessoal e a vida laboral são muitas vezes difíceis de definir.
Na relação do homem com o tempo, ainda prevalece a cultura do fazer sempre mais, de quantidade em detrimento de qualidade, que faz transparecer a noção de incapacidade de fazer um bom uso do tempo.
Existem alternativas a esta realidade? Quais?
Será que não existe uma alternativa para esta realidade? Será que é possível ter uma vida mais equilibrada, que inclua tempo para si e para a sua família?
É preciso mudar o paradigma. Ninguém é apenas profissional. Ninguém vive exclusivamente para o trabalho. Gerir bem o seu tempo permitirá ter mais horas de partilha com familiares e amigos, horas dedicadas a praticar desporto, a ler um livro, …, a uma série de atividades para além das laborais.
De acordo com os dados do “Randstad Employer Brand Research 2018”, perante uma decisão de emprego, os portugueses já não consideram a estabilidade de carreira como o fator principal, destacando o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, na tomada de decisão para o seu trajeto profissional.
A verdadeira produtividade está relacionada com o equilíbrio e equilíbrio significa orientar a sua vida de forma a respeitar as suas prioridades profissionais e pessoais, em todas as suas dimensões!
Os 6 passos para atingir o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional!
Deixamos algumas sugestões práticas que o podem ajudar na conquista do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional:
Passo 1: Foque-se na sua intenção: o primeiro passo é direcionar a sua atenção para o seu propósito. Defina para si como quer que seja o seu dia a dia.
Passo 2: Faça uma boa gestão do seu tempo: defina as suas prioridades e concentre-se nelas. Procure manter o foco.
Passo 3: Reserve tempo para si! Cuidar de si é fundamental para uma saúde mental fortalecida.
Passo 4: Reserve tempo para a família e privilegie tempo de qualidade e atenção plena.
Passo 5: Exercício: a prática de exercício ajuda-o a manter o corpo e a mente ativos, melhora a criatividade e a desempenhar as tarefas com maior rapidez.
Passo 6: Mantenha o pensamento positivo: ter uma atitude positiva é meio caminho para ultrapassar as dificuldades e ir ao encontro dos seus objetivos.
Existe outro caminho! Existe uma alternativa para viver com maior qualidade!