Artigo, Indústria e Tecnologia

4 estratégias da indústria alimentar para atrair a confiança dos clientes!

O desenvolvimento dos mercados e as relações dos clientes com as marcas são cada vez mais intensas e fugazes. Para as empresas do setor alimentar isso exige uma atualização constante da oferta de novos produtos, inovação dos serviços disponibilizados, desenvolvimento de novas certificações, resposta às necessidades do mercado e agilidade na resposta em momentos de crise. Conheça 4 estratégias da Indústria Alimentar para atrair a confiança dos seus clientes.

Manter a confiança e fidelidade dos consumidores é um desafio diário da Indústria Alimentar! A melhoria contínua da segurança, da qualidade e da rastreabilidade, bem como, a garantia de conformidade com a formulação acelerada de novos padrões, regulamentações e normas, são fatores determinantes para este setor industrial. Para garantir a confiança e fidelidade dos clientes, é crucial adotar as seguintes estratégias.

Conheça 4 estratégias da Indústria Alimentar para atrair a confiança dos seus clientes:

1) Informar detalhadamente os consumidores

Os consumidores querem ter informações mais detalhadas sobre a origem dos alimentos que consomem, o modo de produção, os ingredientes utilizados, os intervenientes da cadeia de fornecimento e qual o impacto ambiental e social das suas escolhas alimentares.

Estratégias da Indústria Alimentar: Informar os consumidores detalhadamente

É fundamental reunir dados precisos e transparentes, mantendo os clientes informados. Já pensou fazer isso em tempo real? Várias empresas de produção animal e vegetal tem câmaras que permitem o acompanhamento online do processo, mostrar a evolução de plantas/animais e o processo de produção, estabelecendo uma conexão emocional com os produtos.

2) Obter certificações sustentáveis e dar garantias

Certificações alimentares, como práticas de cultivo sustentável, produção orgânica, proteção ambiental e respeito aos trabalhadores, são essenciais nos dias de hoje. Estes processos aumentam a confiança na empresa e abrem oportunidades para novos mercados.

Estratégias da Indústria Alimentar: Obter certificações sustentáveis

Para obter essas certificações e ir ao encontro das expectativas dos consumidores é importante ter uma rastreabilidade meticulosa e registos de fácil acesso. A digitalização de processos e consequentemente a redução dos documentos em papel contribuirá também para o aumento da sustentabilidade das empresas.

3) Ser rápido a informar (sobretudo em momentos de crise)

As crises alimentares aparecem, são notícia e criam impacto. Os consumidores ficam receosos e desconfiados, e consequentemente, os produtores têm quebras nas suas vendas. Quem arriscaria comer um alimento potencialmente perigoso?

Estratégias da Indústria Alimentar: Ser rápido a informar em momentos de crise

Para ganhar a confiança dos consumidores uma das estratégias da indústria alimentar mais eficazes é ser rápido a informar e dar garantias de segurança. Para isso, é importante que tenha os dados prontos a apresentar. As empresas que não dão garantias de segurança alimentar aos consumidores alimentam um clima de desconfiança que representa custos acrescidos para retirar todos os produtos do mercado, bloquear a produção e voltar a reerguer toda a sua estrutura.

4) Otimizar tempo e recursos através de uma rastreabilidade eficiente

É essencial que os produtores/comerciantes tenham dados precisos para a tomada de decisão e uma rastreabilidade imediata dos produtos que fornecem.

Manter registos manuais ou usar sistemas não interconectados dificulta a deteção de problemas internos, a análise de não conformidades, a partilha de informação entre departamentos e uma rápida análise da rastreabilidade.

Estratégias da Indústria Alimentar: rastreabilidade eficiente

Ter um sistema de rastreabilidade eficaz que centraliza todos os dados necessários e monitoriza toda a cadeia de valor da sua produção, garantindo segurança e fiabilidade das informações é uma das estratégias da indústria alimentar mais importantes e uma oportunidade para as empresas evoluírem e se tornarem mais competitivas no mercado.

Conclusão

Num mundo onde a comunicação é instantânea e a informação é acessível a todos, a indústria alimentar deve manter-se na vanguarda da transparência e rastreabilidade. Garantir um mercado de transparência é um ponto essencial, manter esse foco na linha da frente deverá ser a prioridade estratégica da Indústria.

Ao adotar estas 4 estratégias da Indústria Alimentar, estará a reforçar a confiança dos consumidores, mas também a posicionar a sua marca como líder na garantia de produtos de alta qualidade e práticas responsáveis.

O compromisso contínuo com estas estratégias é vital para enfrentar os desafios e a constante evolução da indústria alimentar.

Mestre em Tecnologia e Segurança Alimentar pela FCT-UNLisboa. Realizou estágios na Chemiphar, Brugge e no grupo Lusiaves no departamento da qualidade, apoiando a implementação da IFS. Foi Responsável de Higiene e Segurança Alimentar na Panicongelados, SA e na Clara&Gema. Atualmente, desempenha funções de Consultora de Projetos na Sinmetro.

Sente que a complexidade deste processo dificulta a gestão da sua Qualidade?

O ACCEPT é uma solução integrada de gestão da qualidade que conta com a experiência de mais de 20 anos na Indústria Alimentar em Portugal e no mercado Internacional.

Este artigo foi útil?

Classifique este artigo

Uma vez que achou este artigo útil...

Siga-nos nas redes sociais