Artigo, ACCEPT, Case Studies
Implementação do ACCEPT OEE na FELINO: Case Study
Os impactos associados ao registo manual diário de dados no chão de fábrica impediam a FELINO de evoluir no contexto da inovação e digitalização de processos. Este artigo resume a experiência de implementação do ACCEPT OEE na FELINO, que conseguiu alcançar o caminho que tanto ambicionava.
Dona de 87 anos de história, a Felino é uma das maiores e mais conhecidas empresas da Península Ibérica no fornecimento de equipamentos para panificação, fundição de ferro e maquinação. Empresa de cariz moderno e inovador, fabrica produtos de alta qualidade tornando-se, por isso, líder nos mercados que representa.
A sua vasta experiência associada a uma atitude inovadora e em constante evolução, permitiu à Felino tomar consciência das suas limitações, nomeadamente as enormes perdas de tempo em tarefas de valor não acrescentado e a falta de credibilidade nos valores obtidos em análise, consequências dos impactos associados ao registo manual diário de dados.
De forma a ultrapassar estas limitações e com a ambição de evoluir no caminho da inovação e digitalização de processos, o presente caso de estudo centra-se na experiência de implementação do sistema ACCEPT OEE na Felino, que conseguiu superar as suas principais dificuldades através de ferramentas de recolha e análise de dados automatizadas.
A FELINO – Fundição e Construções Mecânicas, S.A.
Fundada em 1936, a FELINO é uma empresa cariz familiar portuguesa que integra o sector metalúrgico e metalomecânico, na área da fundição de ferro, bem como no sector das construções mecânicas.
A sua atividade centra-se na produção de máquinas para a indústria alimentar e de peças técnicas para outros sectores produtores de bens e equipamentos.
O desafio inicial
No âmbito da criação de um departamento de melhoria contínua, a FELINO tomou a decisão de começar a medir o indicador OEE com os objetivos de monitorizar o desempenho e medir a eficiência da produção no chão de fábrica.
Esta medição começou por ser feita sobretudo com recurso a registos em papel, onde os operadores registavam todas as paragens. A informação recolhida era, posteriormente, colocada numa folha de Excel e só algum tempo depois era possível proceder à análise dos resultados.
Esta forma de atuar permitiu à Felino deparar-se com dois grandes desafios: enormes perdas de tempo em tarefas de valor não acrescentado e a falta de credibilidade nos valores obtidos em análise.
Porquê o ACCEPT?
Numa fase inicial, a Felino começou por investigar, através de uma simples pesquisa online, potenciais parceiros que pudessem implementar soluções informáticas de Indústria 4.0.
“Depois de algumas demonstrações, reuniões e conversas, percebemos que a SINMETRO seria o parceiro mais indicado, o que se veio a revelar uma escolha absolutamente acertada”
– João Carvalho, Responsável da Qualidade e Melhoria Contínua da FELINO
A solução implementada: o ACCEPT OEE
O ACCEPT OEE é uma solução de software para a monitorização e otimização do desempenho das linhas de produção, por meio de recolha e análise, em tempo real, de sinais de automação, diretamente de máquinas e equipamentos.
Desta forma, é possível garantir o máximo rendimento e eficácia das linhas de produção, reduzindo custos e desperdícios
De forma simples e intuitiva, o ACCEPT OEE permite:
– Calcular o indicador OEE da forma mais conveniente (por linha, secção ou fábrica);
– Ter uma visão global sobre o estado das linhas de produção ao longo do processo;
– Fazer análises de produções, paragens e desperdícios de forma simples;
– Descobrir tendências, detetar problemas e não conformidades;
– Parametrizar dashboards à medida;
– Atuar, em tempo real, no chão de fábrica.