Artigo, Indústria e Tecnologia

Análise de Dados em Tempo Real: a arma secreta da indústria moderna!

Nos dias de hoje, as organizações têm à sua disposição uma grande quantidade de informação e é necessário definir quais são importantes no seu contexto empresarial. Os sistemas de informação aparecem assim com a função de recolher processar, armazenar e distribuir as informações para dar suporte à tomada de decisão nas empresas, ajudando desta forma, a que consigam reagir rapidamente às alterações que possam surgir no mercado. Neste sentido, a análise de dados em tempo real tem se revelado uma vantagem competitiva para as empresas em diversos contextos.

Análise de Dados em Tempo Real: um ativo estratégico

A análise de dados em tempo real consiste no processo de recolher, processar e analisar dados numa velocidade que permite que as informações que são extraídas sejam utilizadas no momento logo após essa recolha. O que torna esta abordagem diferente da abordagem mais tradicional, é que numa questão de minutos ou segundos com esta, conseguimos logo tomar decisões consoante as informações extraídas.

Esta capacidade de análise oferece uma visão instantânea do que está a acontecer dentro de uma organização. Isto significa monitorizar, processar e compreender as informações que são geradas no momento, permitindo identificar padrões, tendências e anomalias em tempo real.

Este método aprofunda a compreensão das operações, otimizando a tomada de decisões estratégicas. Isso é crucial para a otimização de processos e tem um impacto significativo na eficiência operacional.

No setor da indústria, por exemplo, essa capacidade pode ser a diferença entre a reação rápida a um problema e ser capaz de antecipar e prevenir falhas. A análise de dados em tempo real funciona ainda com o apoio de tecnologias como o BI (Business Intelligence), que serve para analisar e compreender os dados, e o Big Data que permite o processamento de grandes quantidades de dados rapidamente. Além disso, é necessária a utilização de hardware e software especializado, como bases de dados, sistemas de processamento de dados e aplicações de análise de dados.

Quais os benefícios da Análise de Dados em Tempo Real?

Análise de Dados em Tempo Real

1. Decisões rápidas e fundamentadas: num ambiente industrial, as condições podem mudar rapidamente. A análise imediata dos dados permite aos utilizadores identificarem essas mudanças o mais rápido possível, tomarem decisões mais ágeis e fundamentadas e minimizar os impactos. Os dados obtidos no momento oferecem informações precisas e atualizadas, que através de relatórios e painéis de controlo, tanto os gestores como os operadores têm acesso instantâneo a informações críticas, permitindo uma análise mais completa da situação atual, tomar decisões mais fundamentadas e garantir a continuidade operacional.

2. Melhoria contínua nos processos: através desta ferramenta é possível encontrar áreas de ineficiência nos processos, áreas de subutilização de recursos e oportunidades de otimizar o uso de matéria-prima, possibilitando ajustes imediatos e contribuindo para melhorias contínuas na eficiência operacional. Seja na gestão da cadeia de abastecimento, na produção ou na manutenção, a capacidade de identificar e resolver rapidamente problemas representa uma vantagem competitiva significativa na indústria.

3. Otimização dos Processos e Controlo da Qualidade: a realização de análises no momento em que os dados são recolhidos, permitem monitorizar e aperfeiçoar os processos de produção industrial de maneira premente. Desta forma, é possível identificar oportunidades de otimização, ajustar variáveis críticas e garantir um controlo preciso da qualidade dos produtos, resultando numa produção mais eficiente e consistente. Por exemplo, na indústria existem equipamentos com sensores integrados que recolhem dados sobre temperatura, pressão e consumo de energia em tempo real. Esses dados são analisados para ser possível prever futuras falhas e realizar manutenção preventiva, de forma a evitar interrupções nos processos.

Cuidados a ter na implementação de ferramentas de Análise de Dados

É necessário ter em conta alguns aspetos antes de implementar um sistema como o Accept na sua empresa, como:

– Definir objetivos claros e metas que pretende alcançar: antes da implementação de qualquer sistema é necessário perceber qual é o problema, o motivo para a sua instalação, quais são os objetivos que se pretende alcançar e definir quais os aspetos específicos que devem ser monitorizados, otimizados ou melhorados.

– Avaliar a infraestrutura da empresa: é necessário verificar se existem os equipamentos necessários para a recolha de dados, se estes estão em funcionamento e se são compatíveis com o sistema que se pretende implementar. Isto inclui sistemas como hardware, rede e software. É importante ter uma rede robusta que garanta a transmissão eficiente e rápida dos dados entre as máquinas e o sistema.

– Formação da equipa: por último, é muito importante formar as equipas, de forma a garantir que estes saibam interpretar os resultados das análises e que estejam familiarizados com as ferramentas e os procedimentos adotados, de modo a garantir o sucesso e a eficácia do sistema a implementar.

Para concluir…

A análise de dados em tempo real é uma ferramenta poderosa utilizada em diversos setores, capacitando as organizações a tomar decisões informadas. Tanto na indústria como em outros segmentos, essa abordagem oferece vantagens competitivas impulsionando a eficiência operacional e a sua qualidade.

Para a realização de análises de dados em tempo real, os dados que são extraídos são uma base inicial e que só por si não têm utilidade imediata. O processamento desses dados, a sua organização e a sua interpretação traduzem-se na informação que permite compreender o seu significado e posteriormente tomar decisões. Para que ocorra essa transformação é necessária a aplicação de métodos analíticos, algoritmos e ferramentas adequadas para identificar padrões, relacionar elementos e atribuir contexto aos dados, para que seja possível assim a geração de insights e a compreensão do cenário empresarial.

A implementação de um sistema de analítica em tempo real como o sistema ACCEPT, oferece uma vantagem competitiva crucial, permitindo à sua empresa maximizar a eficiência, identificar oportunidades e responder prontamente a mudanças no mercado.

Margarida Marques

Licenciada em Ciências Empresarias na Universidade Fernando Pessoa.

Mestranda em Sistemas de Informação de Gestão no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC).

Encontra-se a desenvolver um Estágio Curricular na Sinmetro, no âmbito do mestrado com o tema Gestão de CRM e analítica de vendas e marketing.

Este artigo foi útil?

Classifique este artigo

Uma vez que achou este artigo útil...

Siga-nos nas redes sociais