Artigo, Indústria e Tecnologia
7 vantagens da implementação de checklists HACCP no ACCEPT
A deficiência na higiene dos alimentos pode levar a graves problemas de saúde para os consumidores e colocar em causa a garantia da segurança alimentar. Conheça as vantagens da utilização de checklists HACCP no ACCEPT para a segurança dos seus consumidores.
O que encontra neste artigo:
Necessito cumprir os regulamentos legais do HACCP?
Independentemente de se tratar de uma indústria alimentar, de um distribuidor de alimentos, de um hospital ou restaurante, seja qual for a sua dimensão, qualquer entidade que produz ou distribui alimentos e bebidas necessita de garantir que cumpre com os regulamentos legais do HACCP tendo por base a ISO 22000, IFS 7, BRC 8 ou outros.
Para garantir o cumprimento destes procedimentos legais é necessário que mantenha todos os processos de HACCP em funcionamento, detenha os registos das inspeções, análises e de auditorias in loco.
Ao longo do tempo, o ACCEPT tem vindo a tornar o processo de recolha de dados mais facilitado. Aumentando a sua eficiência na monitorização, interatividade e digitalização de procedimentos de registos de segurança alimentar, tornando o processo cada vez mais transparente.
Conheça 7 vantagens da implementação de checklists HACCP no ACCEPT:
1. Configurações simples e à medida
No processo de configuração pretende-se simplificar os sistemas de registos, agilizar os procedimentos de auditoria e facilitar o registo de dados. O ACCEPT é um software configurável às necessidades do cliente. É possível personalizar a plataforma em qualquer local, através de acesso remoto. Na implementação de checklists é feita a contextualização da informação de acordo com modelos de dados especificados pelo cliente.
2. Facilidade na integração de dados
A implementação e manutenção do HACCP e de outros programas de segurança alimentar está tipicamente suportado num alto volume de registos, checklists e auditorias que consomem tempo operacional. Para melhorar esta visão na sua empresa conheça os 5 benefícios da digitalização de checklists.
O ACCEPT é um programa robusto, baseado em plataforma, que permite melhorar a digitalização de registos obrigatórios para o HACCP. A sua utilização permite a gestão dos requisitos de boas práticas de fabrico exigidas para cumprimento do HACCP ou de outros referenciais de segurança alimentar. Para facilitar o processo de auditoria é possível interligar com os planos de controlo, com a criação de notificações, planeamento das inspeções e gestão de tarefas e ocorrências.
3. Compilação de informação
Os registos em papel podem levar à duplicação de informação e ainda assim perda de registos e processos importantes.
Com a digitalização das inspeções de HACCP há a redução de erros e a uniformização da documentação, o que descomplica a análise de dados por todos os intervenientes do processo. O sistema ACCEPT ajuda a estabelecer políticas, programas e procedimentos para assegurar que as auditorias são feitas de forma consistente.
4. Aumento da produtividade e facilidade de acesso aos dados
Com as checklists informatizadas consegue facilmente levar a cabo uma auditoria e gerar relatórios automáticos, sem ter de passar do papel para o sistema informático. Permite também obter dados da evolução dos parâmetros e facilitar análises comparativas, onde ganha muito tempo operacional quando comparado com o registo em papel.
Os dados podem ainda ser exportados e/ou partilhados em vários tipos de relatórios e em qualquer local. São facilmente acessíveis e estão à distância de um click. O conteúdo apresentado é flexível e possível de configurar de acordo com templates previamente definidos.
5. Registo, consulta e manutenção dos registos simplificados
Todas as análises de HACCP relevantes, medidas e responsabilidades, precisam de estar documentadas de forma consistente e segura. Com as checklists ACCEPT é possível registar, arquivar e manter histórico dos registos das auditorias. Os documentos eletrónicos podem ser mantidos de forma segura, possibilitando a monitorização e rastreamento de toda a informação.
Com a criação de bases de dados, manter o histórico acessível e agilizar a consulta de dados permite uma rápida identificação dos pontos críticos.
6. Facilidade na analítica dos dados
O preenchimento de checklists torna-se útil quando é fácil analisar os dados. Existem diversas formas de fazer essa análise estatística de forma a avaliar o desempenho do processo produtivo. Uma delas é a utilização de gráficos de evolução, que possibilitam a análise do desempenho do plano de HACCP, bem como, verificar se a medidas implementadas no âmbito de auditoria são mantidas entre auditorias.
7. Software amigo do ambiente
O comum processo de auditoria e registos de produção é frequentemente feito em papel. Com este registo de HACCP são evitados registos em papel, o que irá reduzir a acumulação de registos, ocupação de espaço físico, redução do uso de papel, facilidade de escrita e compreensão das notas, bem como, a possibilidade de aceder aos dados a partir de qualquer computador ou smartphone.
O sistema ACCEPT permite ainda a realização de checklists em mobilidade, de forma simples e rápida, evitando a necessidade de registos em papel e garantindo a validação, em tempo real, dos valores introduzidos.
Patrícia Marto Carreira
Mestre em Tecnologia e Segurança Alimentar pela FCT-UNLisboa. Realizou estágios na Chemiphar, Brugge e no grupo Lusiaves no departamento da qualidade, apoiando a implementação da IFS. Foi Responsável de Higiene e Segurança Alimentar na Panicongelados, SA e na Clara&Gema. Atualmente, desempenha funções de Consultora de Projetos na Sinmetro.