Artigo, ACCEPT, Casos de Estudo, Pré-embalados

Implementação do ACCEPT gmL no Grupo Areeiro: Case Study

No contexto fabril do Grupo Areeiro, a preocupação em garantir ao consumidor um produto de qualidade e cumprir a legislação do controlo metrológico de pré-embalados, associaram-se à necessidade de modificar processos de trabalho de controlo manual, que impossibilitavam uma análise fidedigna dos dados. Este artigo, resume a experiência de implementação do ACCEPT gmL no Grupo Areeiro, direcionando-o para as práticas da Indústria 4.0.

O Grupo Areeiro

Com sede nas Caldas da Rainha desde a década de 60, o Grupo Areeiro tem na sua base de negócio diversos produtos de relevância no panorama nacional, dos quais se destacam as águas centenárias Fastio e Arieiro, Frutol e a gasosa tradicional Trevo.

A água de nascente gaseificada Arieiro, permitiu ao grupo ter uma base distinta e de grande qualidade na produção de refrigerantes e águas aromatizadas e atuar em dois expressivos segmentos de negócio. Dizem respeito à produção, gaseificação e engarrafamento, bem como à comercialização e distribuição de águas e refrigerantes.

O desafio inicial

Na presença de um contexto fabril estruturado essencialmente em função de rotinas manuais de trabalho, o controlo metrológico era uma tarefa manual, realizada à posteriori, e morosa.

Pouco tempo depois, surgiu também a necessidade da colocação do símbolo e nos produtos do Grupo, o que motivou uma pesquisa de mercado junto de várias entidades certificadoras, com o objetivo de assegurar o cumprimento da legislação.

Porquê o ACCEPT?

Segundo Cristina Tonelo, Responsável de Qualidade, “o que levou o Grupo Areeiro a identificar a necessidade de ter um software, com as características do ACCEPT, foram a obrigatoriedade do controlo metrológico, que apesar de ser feito, era manual e a ambição de ter um processo mais informatizado e eficaz”.

A solução implementada: o ACCEPT gmL no Grupo Areeiro

O ACCEPT gmL é uma solução de software para controlo metrológico de pré-embalados que garante o cumprimento dos critérios legais dos produtos, anulando os prejuízos decorrentes do sobre enchimento.

Esta foi a solução privilegiada pelo Grupo Areeiro, que tinha como objetivo uma rápida e ágil pesagem das embalagens de água e refrigerantes, bem como a digitalização do armazenamento e tratamento dos dados recolhidos.

Veja como o Grupo Areeiro revolucionou a qualidade dos seus processos, em apenas 9 meses!

Gostaria de conhecer os principais resultados desta implementação?

Este artigo foi útil?

Classifique este artigo

Uma vez que achou este artigo útil...

Siga-nos nas redes sociais