ACCEPT, Casos de Estudo, OEE

Implementação do ACCEPT OEE na Sogevinus: Case Study

Consciente das limitações e dos impactos associados aos registos manuais diários de paragens e quantidades produzidas, o objetivo principal da Sogevinus era dar início a um processo de evolução para um contexto de Indústria 4.0. Com esse propósito, este case study centra-se na experiência de implementação do ACCEPT OEE na Sogevinus.

Parte-se da digitalização do chão de fábrica com ferramentas de recolha e análise de dados, para que a sua atualidade empresarial fosse dedicada à análise das principais causas de paragens, definição de ações baseadas em dados concretos, e medição do impacto a curto, médio e longo prazo das soluções implementadas.

A Sogevinus

As vinhas do Douro Superior, remetem-nos para a preservação de uma tradição com mais de cinco séculos. Desde a década de noventa do século passado, o Grupo Sogevinus faz-se representar em mais de 60 países com vinhos de elevada qualidade. Reconhecidas a nível internacional, marcas como a Kopke, a Burmester, a Velhotes ou a Barros garantem a perpetuação de uma herança requintada de sentidos.

A Sogevinus rege-se orgulhosamente pelo valor da tradição que carrega. Cuidadora do passado e comprometida com um futuro promissor, pautado pela sustentabilidade, é assim que assegura a preservação da fertilidade dos vinhedos e respeita o vinho.

O seu maior compromisso é assegurar o permanente equilíbrio entre a herança que recebeu dos seus antepassados e o património que deve assegurar aos vindouros.

Está presente com 360 hectares de vinha própria, nas três sub-regiões da mais antiga Região Demarcada e Regulamentada para produção de vinhos do mundo, o Douro.

Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior têm caraterísticas, influências e condições climáticas diferenciadas, permitindo à Sogevinus apresentar vinhos de elevada qualidade e internacionalmente reconhecidos em mais de 60 países.

A Sogevinus tem um propósito bem definido, o de evoluir de acordo com as práticas da Indústria 4.0. Com esse fim, deu início a essa transição com o ACCEPT Quality e as suas soluções gmL, sqc, analytics e mobile. Recorde esse case study neste link. Após o projeto de implementação de ferramentas de qualidade, existiam já novos desafios de curto e médio-prazo para serem solucionados.

Perante um modo de atuação manual de registos diretamente de cada paragem e das quantidades produzidas ao longo de cinco linhas de produção, posteriormente transcritos para folhas Excel, e de cálculo do indicador OEE pelos responsáveis de cada setor, permitiram identificar diversas limitações associadas a esta forma de trabalho.

Ineficiência, tempo despendido e duplicação de trabalhos eram termos na ordem do dia.

Por um lado, a fiabilidade e o detalhe dos dados recolhidos eram baixos, o que impossibilitava análises objetivas aos problemas e dificultava o desenvolvimento de planos de ação fundamentados.

Por outro, o tempo improdutivo associado à introdução de dados em Excel representava dificuldades acrescidas na manutenção dessa rotina de trabalho.

“Este projeto tinha como objetivo implementar o ACCEPT nas nossas 5 linhas de enchimento, com o intuito de digitalizarmos o registo de introdução do cálculo do OEE. Queríamos dar o salto para uma solução que nos permitisse uma maior eficiência no registo das paragens e, sobretudo, que nos disponibilizasse mais tempo à análise de causas (…)”

– Emanuel Brito, responsável de melhoria contínua da Sogevinus

Solução implementada

1. O ACCEPT OEE

O ACCEPT OEE, é uma solução de software para monitorização e otimização do desempenho das linhas de produção, por meio de recolha e análise, em tempo real, de sinais de automação, diretamente de máquinas e equipamentos (ex: sinais, estados, contadores).

Desta forma, é possível garantir o máximo rendimento e eficácia das linhas de produção, reduzindo custos e desperdícios, acompanhando o seu desempenho através de dashboards e relatórios.

2. A implementação do ACCEPT OEE na Sogevinus

Para estabelecer uma rotina diária assente na riqueza dos detalhes da informação e se alcançarem respostas claras às principais dúvidas do alinhamento produtivo, procedeu-se à implementação da ferramenta ACCEPT OEE.

“Quando a Sinmetro apresentou o ACCEPT OEE, fez todo o sentido! Em primeiro lugar, porque era uma solução que ia ao encontro das nossas necessidades e, em segundo lugar, pelo facto de já existir uma relação de abertura, proximidade e confiança no trabalho desenvolvido pela Sinmetro, o que nos deixou completamente tranquilos em relação ao desenvolvimento de uma ferramenta à medida.”

– Emanuel Brito, responsável de melhoria contínua da Sogevinus

Tem 3 minutos? Assista ao vídeo da implementação do ACCEPT OEE na Sogevinus!

Faça download do E-book do Case Study e saiba de que forma o ACCEPT OEE ajudou a Sogevinus a dar o salto para um contexto de Indústria 4.0.!

Este artigo foi útil?

Classifique este artigo

Uma vez que achou este artigo útil...

Siga-nos nas redes sociais