Produtividade, Artigo

5 dicas para uma Comunicação Organizacional de qualidade!

O tema da comunicação já foi, deveras, estudado por inúmeros autores e, na realidade, faz todo o sentido tendo em consideração que a comunicação está presente nas nossas vidas desde o nascimento e nos acompanha ao longo da vida. O processo de comunicação é natural, vem desde a pré-história, em que, os homens das cavernas já comunicavam por gestos, sons e posturas. Ainda assim, a comunicação organizacional é muito mais do que comunicar.

A evolução da Comunicação Organizacional

Em termos empresariais, a comunicação organizacional tem vindo a evoluir a vários níveis e, algumas empresas, já trabalham no seu quotidiano esta ferramenta enquanto vantagem competitiva e distintiva tanto interna como externamente.

Segundo a autora Kunsch (2003), a comunicação organizacional trabalha diferentes áreas, que ligam o interno e o externo. Trata-se de uma junção da comunicação institucional, da comunicação externa ligada ao marketing, da comunicação interna e da comunicação administrativa.

Atualmente, é essencial pensar e trabalhar a comunicação de uma forma estratégica, clara, e, principalmente humanizada, definindo os objetivos a alcançar com base na participação de todos os colaboradores. Para tal, é essencial ter em consideração os diferentes públicos, internos e externos, percebê-los, enquadrar as suas necessidades, criar empatia, prestar a devida atenção a cada pessoa, às emoções e ao que faz, efetivamente, as pessoas felizes no local de trabalho, mas também fora do espaço laboral.

Neste sentido, certas entidades já perceberam que uma boa comunicação organizacional passa pela “felicidade no trabalho”, com projetos feitos de pessoas para pessoas. Um colaborador feliz desempenhará as suas funções de uma forma mais empenhada, será mais criativo, flexível, positivo, com maior predisposição para comunicar e com sentimento de maior envolvência.

Embora ainda seja com pequenos passos, Portugal está a evoluir e a traçar caminho para que haja uma evolução no cuidado às pessoas no local de trabalho e fora dele, com maior sensibilização aos colaboradores e formações devidamente adequadas às necessidades.

Para tal, tornar os colaboradores e parceiros externos, parte integrante das tomadas de decisões com o desenvolvimento de uma gestão participativa é essencial, bem como, uma aprendizagem contínua, atenção plena, empatia e respeito por parte de cada colaborador perante o colega do lado, só assim é que uma real comunicação organizacional se tornará possível.

Quando a gestão interna trabalha a pensar no equilíbrio dos colaboradores de uma forma integrada, com foco nas diferentes esferas de vida: profissional, pessoal e familiar, haverá uma maior identificação e reconhecimento por parte do próprio colaborador. A empresa terá maior retorno em termos de resultados atingidos e de envolvimento interno, mas, igualmente, externo porque os colaboradores serão os melhores embaixadores da própria organização, identificar-se-ão com os produtos e serviços, serão parte integrante do processo de comunicação, produção e decisão, vestirão a camisola.

Comunicação Organizacional - Diferentes esferas da vida do colaborador.

Uma comunicação organizacional humanizada e devidamente trabalhada em equipa com humildade de cada elemento reduz os erros de comunicação aos vários níveis e, caso venham a existir, as ações preventivas e corretivas serão tomadas com maior celeridade e eficiência.

Atualmente, com a pressão de ser “o melhor”, o stress constante de atingir resultados, correria diária, evolução das tecnologias, presença nas redes sociais, as ‘fake news’, oscilação da economia, as diferenças sociais, culturais e geracionais, distintas políticas dos governos, pressões dos mercados, o pós-pandemia, o lidar com uma guerra na Europa e a inflação, entre outros fatores, ser líder de uma organização quase que se torna uma tarefa titânica onde o facto de manter a empresa competitiva com uma equipa verdadeiramente motivada e colaborativa é digno de ser destacado e estudado.  As empresas andam numa roda-viva diária e, em algumas situações, perdem o foco: as pessoas.

Neste sentido, o saber auscultar de uma forma ativa e verdadeira os colaboradores, comunicar de uma forma transparente, gerir as emoções, adaptar-se à mudança são aspetos fulcrais nos dias atuais. Aprender ou reaprender a gerir a comunicação organizacional permite uma melhor gestão das equipas e do bem-estar interno que, garantidamente, irá passar para o exterior.

Confira 5 dicas para uma Comunicação Organizacional de qualidade:

Comunicação Organizacional

Em suma…

A Comunicação Organizacional permite realçar o bem mais precioso e competitivo das empresas, o potencial humano. Quando existe motivação, compromisso, identificação com a missão e valores da empresa, existirá satisfação por parte do colaborador, bem como, um efeito natural do retorno externo.

A gestão organizacional através de uma comunicação estratégica será identificada com resultados concretos alinhados tanto a nível interno como externo. Em termos organizacionais, o gesto de valorizar e manter um colaborador, pode ser o ponto de viragem de uma empresa.

Cristina Nobre

Licenciada em Comunicação Organizacional pela Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) e Mestre em Marketing na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Especialista em Comunicação e Marketing, áreas onde atua desde 2004. É atualmente, Técnica Superior em Comunicação no Politécnico de Coimbra (IPC).

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