Artigo, Funcionalidades ACCEPT, Indústria 4.0

10 “desabafos” que ouvimos na Indústria (e como o ACCEPT os resolve)

Na indústria, quem diariamente percorre o chão de fábrica das mais variadas áreas (alimentar, química, automóvel, móvel ou componentes) depara-se com “desabafos” que os diretores da qualidade e de produção partilham, e surge, naturalmente, um padrão dos desafios da indústria portuguesa.

Digitalização, procura por processos mais eficientes, sistemas de apoio à decisão em tempo real são algumas das preocupações mais comuns.

Deixamos alguns dos “desabafos” mais comuns. Identifica-se com algum?

“Tenho todos os registos em papel e (…)”

Não é necessário completar a frase. Apesar de vivermos na era digital, da conectividade e onde os paradigmas da indústria 4.0 são uma realidade, na indústria ainda há muitos registos feitos em papel. A informatização total é um passo natural e que acabará por acontecer mais tarde ou mais cedo.

A exigência crescente de clientes, fornecedores ou auditores não se compadece com as ineficiências dos processos.

O ACCEPT permite a digitalização de todos os registos da qualidade, a integração com equipamentos e sistemas, assim como a recolha de dados simplificada e em mobilidade.

“Tenho os registos feitos em Excel, e sinto dificuldade em analisar os dados de forma mais expedita”

O Excel é uma ferramenta fantástica e já abordámos no passado os prós e contras da sua utilização. Em contexto industrial, passar do Excel para um software específico é o passo natural assim que o volume de dados deixar de ser facilmente gerido.

O ACCEPT permite uma utilização semelhante ao Excel, facilitando a introdução de dados ao mesmo tempo que acrescenta funcionalidades poderosas de análise, pesquisa e relatórios automáticos.

“Tenho muitas ilhas de informação, que não comunicam. Existe muito retrabalho e os dados não fluem”

A sua fábrica é um puzzle de sistemas de informação. Todas são. E não há problema nenhum com isso. É preciso é garantir que existe um fluxo de dados que não coloca em causa a eficiência dos processos e não sobrecarrega pessoas com trabalhos com pouco ou nenhum valor acrescentado.

Além disso, em contexto industrial, a integração de dados dos vários sistemas reduz os erros humanos garantindo informação mais fidedigna.

O ACCEPT é uma solução aberta que permite a integração com qualquer sistema ou equipamento, tendo já desenvolvido interfaces com os principais ERPs (entre outros sistemas) do mercado.

“Devo fazer a instalação na cloud ou nas minhas instalações?”

Esta é uma decisão estratégia muito importante, que depende da realidade e maturidade em TIC de cada indústria.

Questões como o custo (tanto inicial como a longo prazo), manutenção do software e dos servidores, flexibilidade, etc. devem ser respondidas antes de avançar por um caminho.

Segundo a IDC, “61% das organizações já utilizam serviços, públicos ou privados, de cloud computing e esta utilização tem vindo a crescer”, mas isso não quer, obrigatoriamente, dizer que é a melhor solução para a sua empresa.

A solução ACCEPT pode ser instalada localmente, nos seus servidores, ou em servidores cloud com total segurança e confidencialidade dos seus dados.

“Quero ter uma visão global da qualidade da minha fábrica e não consigo”

Não basta ter dados. É preciso tê-los corretamente catalogados e organizados para poder ter uma visão global dos mesmos e poder fazer “perguntas”, transformando-os em informação. Na indústria, uma solução de dashboards e reports poderosa é fundamental para poder agregar os indicadores mais relevantes e mostrá-los às pessoas certas, na hora certa.

O ACCEPT 360º, uma plataforma web, permite a configuração de dashboards e relatórios à sua medida, emitindo alertas quando existem desvios às regras configuradas.

“Preciso de analisar estatisticamente os meus processos e o meu Excel já não é suficiente”

A implementação de SPC (Statistical Process Control), em tempo real, é fundamental para garantir a estabilidade dos processos industriais. Requisitos de cliente apertados, que obrigam a cumprir valores de Cpks para cumprimento das metas são uma realidade cada vez mais comum. A implementação em Excel do SPC do processo é bastante comum, tendo, no entanto, as limitações já faladas anteriormente.

O ACCEPT SPC permite o controlo em tempo real dos parâmetros críticos do processo, disparando alarmes e alertando o operador para desvios ou tendências. O dashboard de Cpks é uma ferramenta poderosa que permite rapidamente perceber que processos não cumprem os padrões definidos.

“Pré-embalados: os meus lotes cumprem todos os critérios legais?”

Sabe que critérios legais deve cumprir? Se sim, ótimo! Abordamos recorrentemente esta temática no blog visto ser um tema que mais dúvidas suscita sobre qual a melhor forma de o garantir.

O controlo da quantidade dos pré-embalados deve ser analisado de forma macro, desde a forma como se recolhem os dados (tipo de amostragem, dimensão da amostra), como os processar de modo a validar todos os critérios legais e como se alertam os operadores que existem problemas e como devem atuar na linha de produção.

O ACCEPT gmL é uma ferramenta específica para o controlo metrológico de pré-embalados, permitindo de forma simples identificar, recolher e analisar todos os dados. A carta de lotes ACCEPT, uma inovação que permite realizar o controlo da linha de enchimento numa única ferramenta visual. A recolha de dados pode ser realizada através de consolas de pesagem especificas para o efeito, simplificando o trabalho dos operadores junto das linhas de produção.

“Pré-embalados: sinto que estou a encher por excesso, perdendo dinheiro. Será verdade?”

A grande vantagem de ter sistemas de informação com dados corretamente catalogados é que nos permite tirar conclusões sobre os nossos processos, preparar melhorias e otimizar os processos produtivos. Com dados sobre o enchimento de cada produção, pode tirar conclusões sobre a quantidade de produto, e consequente valor, que está a entregar ao cliente de forma desnecessária. Disponibilizamos, gratuitamente, uma ferramenta de cálculo do ROI (Return On Investment) que permite fazer essa simulação.

O ACCEPT gmL, em conjunto com o ACCEPT 360º, permite olhar para os dados de forma macro, cruzando os valores de enchimento por excesso com o custo dos seus produtos, analisando a evolução semanal, mensal ou anual do enchimento em excesso, seja em unidades (kgs/litros) seja em €.

“Quero avaliar a eficiência das minhas linhas de produção mas apenas tenho registos manuais…”

Na indústria, o indicador OEE (Overall Equipment Efectiveness) é uma poderosa ferramenta para avaliar o desempenho das linhas de produção. É universalmente aceite e permite comparar turnos, linhas ou até diferentes fábricas.

Realizar o seu cálculo com base em registos manuais dos operadores (tempos de produção, paragens, rejeitados) é talvez a forma mais simples e rápida de obter o indicador. No entanto, a precisão destes registos, por vezes, deixa algo a desejar tornando o indicador pouco fiável.

O ACCEPT OEE consegue obter os dados diretamente dos autómatos das linhas de produção, permitindo com total fiabilidade quantificar a disponibilidade, desempenho e qualidade da sua linha.

“A minha empresa tem muitos equipamentos de medição e tenho dificuldades em cumprir a norma IATF 16949: 2016”

Dois pontos fulcrais da norma IATF 16949: 2016 são a gestão dos equipamentos e a validação dos sistemas de medição.

Numa empresa com vários equipamentos de medição é fundamental que haja uma gestão escrupulosa que garanta a catalogação, calibração/verificação dentro dos prazos (incluindo o histórico das mesmas) e a rastreabilidade dos equipamentos.

É também necessário garantir que os próprios sistemas de medição (par equipamento/operador) são fiáveis, através de testes de RR (reprodutibilidade e repetibilidade) periódicos, para avaliar o desempenho e detectar potenciais desvios à qualidade das medições.

O ACCEPT MSA é uma ferramenta online, acessível em qualquer ponto da sua fábrica, que garante a completa gestão não só dos equipamentos como também dos sistemas de medição incluindo funcionalidade de criação automática, e simplificada, de testes de RR e o seu preenchimento pelos operadores.

Conheça todas as funcionalidades que o sistema ACCEPT tem para lhe oferecer.

Peça uma demonstração do sistema ACCEPT e entre na Qualidade 4.0!

Este artigo foi útil?

Classifique este artigo

Uma vez que achou este artigo útil...

Siga-nos nas redes sociais