Indústria e Tecnologia
Inovação: o grande desafio para a sua empresa, em 2020!
Entrámos em 2020 e, com este novo ano, surgem muitas expetativas, nomeadamente ao nível da inovação e simplificação de processos. Ao mesmo tempo que podemos escrever numa nova página em branco, esta entrada pode também gerar alguma ansiedade por estarmos muito focados em metas e em objetivos. Já definiu as metas e objetivos da sua empresa para 2020? Para sabermos para onde queremos ir, devemos começar por explorar o nosso ponto de partida e consequentemente definir um Plano de Ação, ora veja!
O que encontra neste artigo?
Ponto A: Ponto de Partida
O primeiro passo para definir objetivos é clarificar e conhecer, com precisão, o contexto no qual nos encontramos hoje. Só assim será possível saber o que queremos manter e o que desejamos inovar.
Na indústria, quem diariamente percorre o chão de fábrica das mais variadas áreas (alimentar, química, automóvel, moldes ou componentes) depara-se com “desabafos” que os diretores da qualidade e de produção partilham, e surge, naturalmente, um padrão dos desafios da indústria portuguesa:
– Registos da qualidade, que se encontram em papel;
– Dificuldade de análise dos dados, através dos registos efetuados, muitas vezes recorrendo ao Excel. Recorde o nosso artigo, onde apresentamos os pós e os contras desta ferramenta.
– A existência de muitas ilhas de informação, que, muitas vezes, não comunicam entre si, e que exigem uma consequente duplicação de trabalho, colocando em causa a eficiência dos processos;
– A dificuldade de uma visão global da qualidade da fábrica;
– A necessidade de análise estatística dos processos de forma mais detalhada e integrada, não sendo suficientes as ferramentas utilizadas (p.e. Excel);
– A necessidade de avaliação da eficiência das linhas de produção, insuficiente através dos registos manuais.
Ponto B: Ponto de Chegada
Mantenha o foco na inovação!
Clarificado o ponto de partida, centre-se, agora, no que quer para a sua fábrica:
– Digitalização de todos os registos da qualidade, a integração com equipamentos e sistemas, assim como a recolha de dados simplificada e em mobilidade;
– Adoção de um sistema que facilite a introdução de dados ao mesmo tempo que acrescente funcionalidades poderosas de análise, pesquisa e relatórios automáticos;
– A integração com qualquer sistema ou equipamento;
– Uma plataforma web, permitindo a configuração de dashboards e relatórios à sua medida, emitindo alertas quando existem desvios às regras configuradas;
– O controlo em tempo real dos parâmetros críticos do processo, disparando alarmes e alertando o operador para desvios ou tendências;
– Obter os dados diretamente dos autómatos das linhas de produção, permitindo com total fiabilidade quantificar a disponibilidade, desempenho e qualidade da sua linha.
De A para B: Plano de Ação
Chegou o momento de definirmos o Plano de Ação para que possa chegar ao Ponto B.
Conheça o Plano de Ação para a inovação! Tenha em conta os seguintes aspetos na hora de escolher a melhor solução para a sua realidade:
– Planeamento:
Defina uma calendarização para o seu projeto, com âmbito, objetivos e prazos implementação bem definidos. Depois, escolha a melhor solução para ir ao encontro do pretendido.
– Funcionalidades base:
Após saber quais são os principais objetivos do seu projeto, é mais simples escolher qual a melhor solução para os atingir. Procure uma solução que lhe entregue, chave na mão, as funcionalidades base que precisa para o seu projeto. Se as mesmas tiverem de ser desenvolvidas à medida, os tempos de implementação e validação da solução irão certamente disparar. Além disso, os ciclos de atualizações e melhoria posteriores serão tipicamente mais lentos.
– Inovação e flexibilidade:
Produtos, clientes, mercados, tudo mudo muito rapidamente. E para uma resposta ágil e rápida, as soluções e a forma como as utilizamos têm de evoluir da mesma forma. Escolha uma solução que possa evoluir com a sua empresa, e cuja equipa de implementação tenha o conhecimento e agilidade para o ajudar a percorrer os novos caminhos que surgirão.
– Suporte e assistência:
Implementar uma solução é apenas o primeiro passo. Na utilização diária da solução implementada, vão surgir certamente desafios, dificuldades e imprevistos. Escolha uma solução cujo implementador lhe consiga proporcionar um suporte continuo e de acordo com as suas necessidades diárias.
Por último e não menos importante: mantenha o foco no seu objetivo!
Em 2020, simplifique!