Artigo, Produtividade

Mantenha o Foco no seu objetivo: estratégias práticas

Dificuldade em manter o foco no seu objetivo? Demasiadas coisas para fazer e pouco tempo disponível para tal. Revê-se nesta situação?

A chave para atingir elevados níveis de rendimento pessoal e profissional está no desenvolvimento de um hábito de gestão eficiente de tempo/tarefas.

A importância da gestão da sua atenção

No mundo atual, cheio de informações, interesses, estímulos, mensagens, alertas é cada vez mais difícil a concentração numa atividade ininterruptamente, antes de seguir para a próxima.

A nossa atenção é limitada e dinâmica. É o nosso mais importante, valioso e limitado recurso.

Prestamos atenção a um número finito de coisas e, consequentemente, desenvolvemos estados emocionais em função das coisas que nos fazem bem ou mal. Assim, sentimos aquilo a que decidimos prestar atenção. Através da manipulação deliberada da nossa atenção, podemos construir uma nova experiência emocional.

Uma boa gestão da atenção condiciona favoravelmente a amplitude sensorial de cada instante.

Quando estamos concentrados no nosso trabalho e desviamos a atenção para outra tarefa, perdemos o impulso do momento. Serão, depois, necessários vários minutos para resgatar o foco. É por isso que Daniel Goleman defende que nos devemos proteger de interrupções quando precisamos fazer algo importante.

A chave para atingir elevados níveis de rendimento pessoal e profissional está no desenvolvimento de um hábito de gestão eficiente de tempo/tarefas e isto está diretamente relacionado com a gestão da sua atenção, do seu foco.

Deixamos algumas estratégias práticas que o irão ajudar a manter o foco no seu objetivo!

Clarifique o seu objetivo

Antes de começar a trabalhar determine exatamente o que quer e escreva os seus objetivos.

A metodologia SMART ajuda a definir objetivos, orientando a ação para o que realmente importa fazer, sem desperdício de tempo e de energia:

Specific, Simple (Simples e específico);

Mensurable, Meaning to you (mensurável e significativo);

As if now (como se fosse agora, atingível);

Realistic, Responsible, ecological (realista, responsável e ecológico);

Timed (datado).

Planifique o seu dia

Alex MacKenzie escreveu: “A ação sem planificação é a causa de todos os fracassos”.

Planifique, por escrito, o seu dia. Defina quais as tarefas a executar.

Determine um momento na semana, no dia, para elencar as tarefas a realizar.

Ao longo do dia, assinale as tarefas da sua lista à medida que as for concluindo. Isto proporciona-lhe ter um quadro visual das suas realizações e traduz-se numa sensação de sucesso e de avanço.

Cada minuto que gasta a planificar pode poupar-lhe cinco a dez minutos durante a fase de execução.

Regra 80/20

A Regra 80/20, ou “Princípio de Pareto” representa um dos mais úteis conceitos na gestão de tempo e da vida.

A Regra diz que 20% das atividades são responsáveis por 80% dos resultados.

Adaptando a Regra 80/20 ao contexto de produtividade e excelência, significa que se estiver perante uma lista de 10 tarefas a realizar, apenas 2 vão valer tanto ou mais do que todos os outros em conjunto.

Desta forma, identifique quais as tarefas de maior importância (20%) que poderão representar 80% de resultados.

Discipline-se e comece pelas tarefas mais importantes e que podem alavancar o cumprimento do objetivo que se propôs atingir.

Priorize

Depois de elaborada, por escrito, a lista de todas as tarefas que tem para fazer, priorize-as tendo em conta o critério de importância e de forma ao foco estar nas atividades mais relevantes. Pode usar letras (ABCD…) ou números (1,2,3,4…) para colocar antes de cada tarefa e lhes atribuir uma ordem de importância.

Depois de priorizadas as suas tarefas estará pronto para tratar mais depressa do que é realmente importante.

Foco atencional de excelência

Há períodos específicos do dia em cada pessoa tem com maior energia mental e física.

Evite o adiamento. Identifique qual o seu período de foco atencional de excelência e utilize-o para a execução das tarefas mais importantes e mais exigentes.

Motive-se para a ação

Quando visualizamos repetidamente os nossos objetivos e ideias e quando falamos de forma positiva connosco próprios, sentimo-nos mais concentrados e enérgicos, mais confiantes e mais criativos. Experimentamos uma nítida sensação de controlo e de poder.

Quanto mais motivados e positivos nos sentimos, maior será a vontade de começar a trabalhar e maior a determinação para prosseguir a tarefa.

Para ser mais produtivo, deve “vestir a pele” do seu próprio coach pessoal. Mantenha as energias e os pensamentos concentrados no futuro e nos aspetos que pode fazer para atingir os seus objetivos.

Sofia Pereira

Fundadora da Academy4you – Coaching | Training | Consulting e da Academia pais Sem pressa; Certificação Internacional em Coaching Neurolinguístico; Distinguida com o Selo Slow Coaching, pelo Slow Movement Portugal. É a primeira e única profissional com esta distinção, em Portugal; Consultora work-life balance; Professora certificada de Mindfulness e meditação; Formadora certificada; Experiência em Coordenação de equipas; Experiência como Docente no Ensino Superior; É licenciada em Serviço Social, Pós-graduada em Análise e Intervenção Familiar,  pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra.

Quer trabalhar de forma mais eficiente?

Faça o download do Workbook “Otimização de Processos – 10 passos para o sucesso!” e conheça as etapas que deve seguir, desde a conceção da ideia, à implementação e otimização do processo!

Este artigo foi útil?

Classifique este artigo

Uma vez que achou este artigo útil...

Siga-nos nas redes sociais