Qualidade Industrial, Produtividade
Melhoria Contínua: rumo à otimização do processo produtivo
A inércia é algo natural para todas as massas e por isso a mudança encontra sempre imensa resistência. Talvez porque muitas vezes se pensa que para mudar é preciso grandes medidas. A verdade é que mesmo as pequenas ações têm reações. E muitas pequenas ações têm muitas reações. Ora se procuramos mudar ou melhorar então o cerne da questão está nas ações. Ou será que não só?
O desafio da melhoria contínua
Estamos perante o desafio de produzir mais com menor custo. A redução de custos, tempo e desperdícios é um tema comum, hoje, nas indústrias e organizações.
Um processo eficiente e otimizado irá gerar resultados ao nível da economia de tempo, aumento e eficiência, redução de riscos, aumento de produtividade e redução de custos, conduzindo, consequentemente, a melhores resultados de negócio. Qualquer processo pode ser otimizado e o seu impacto pode chegar a poupanças de milhões de euros anuais.
O conceito de “otimização de processos” diz respeito a um conjunto de ações que uma organização põe em prática com a finalidade última de aumentar o desempenho dos seus processos, na busca de melhores resultados.
E tudo começa com algo tão simples: estou a trabalhar de forma eficiente? No meu dia a dia, existem tarefas com pouco ou nenhum valor acrescentado? Posso fazer mais com menos?
Quando uma pequena ação revoluciona a sua empresa
Não basta agir. A motivação por trás da ação é muito mais forte do que esta em si.
A melhoria contínua é isso mesmo, contínua. Uma pequena ação hoje pode não ter um impacto imediato na sua empresa. Talvez nem uma grande renovação o faça, caso esta renovação não esteja alinhada com os objetivos definidos.
Este é o primeiro passo: criar objetivos realistas cujos resultados poderemos apenas ter a médio e longo prazo. Perder um pouco hoje para ganhar muito amanhã, traduz-se em crescimento mais sustentado, bem como em otimização dos processos da sua empresa.
Uma questão que se pode levantar em todo este processo de melhoria é o de ímpeto inicial se perder. Todos definimos os nossos objetivos, contudo, a todo o momento, somos bombardeados por tarefas inesperadas, problemas, atrasos que nos podem fazer desviar das metas propostas inicialmente ou mesmo deixá-las para segundo plano.
Quando, para nós, estão bem claros os nossos objetivos, temos o poder de redirecionar a nossa ação para os mesmos, independentemente de todos fatores distratores que possam surgir. Se escolhemos definir objetivos é porque não queremos abdicar deles. É necessário comprometimento à causa.
Evitar as “intervenções” e apostar nas “prevenções”
Em todo este processo, um passo imprescindível é evitar as “intervenções” e apostar nas “prevenções”. Planear uma melhoria contínua é também criar condições para que se possam prevenir problemas, economizando tempo, em vez de resolver questões que se levantam inesperadamente e para as quais não temos disponibilidade.
Para que o processo de melhoria contínua seja bem sucedido não basta apresentar uma check list e cumpri-la ou pedir que a cumpram. Todos os elementos da empresa devem estar envolvidos e participar na discussão de ideias práticas, no delinear dos objetivos e respetivos prazos, bem como deve estar clarificado para todos qual o resultado final almejado e as vantagens que este trará, a todos, enquanto empresa.
A ideia de iniciar um processo de melhoria contínua pode assustar quase toda a hierarquia, quer por uma questão de custos quer de trabalho envolvido.
Na verdade, a realidade pode ser outra. As pequenas mudanças passam, quase sempre, por eliminar processos, reduzir desperdícios e limitar esforços o que se traduz em menos retrabalho e maior valorização do trabalho realizado.
A otimização dos processos representa um investimento de retorno garantido
Tendo as medidas para melhoria contínua implementadas é preciso avaliar o impacto que estas representam a empresa. No fundo procuramos resultados e para saber se os atingimos é necessário um modo de os aferir.
Um software que permita uma melhoria contínua e uma otimização do processo da sua empresa representa um investimento de retorno garantido. Porquê?
• Controla o processo, mantendo-o eficiente e otimizado
• Avalia resultados
• Reage prontamente quando necessário
• Economiza tempo
• Incrementa a produtividade
• Reduz custos
A melhoria contínua consegue-se com pequenos passos. Que ações praticamos, diariamente, que não acrescentam valor? Onde nos podemos libertar para aplicar esforço onde realmente é necessário e proveitoso?
É este pensamento Lean que nos guia na otimização de processos, reduzindo tempo e desperdícios, com o objetivo final de aumentar o desempenho, a produtividade e a qualidade.
Nelson Santos
Business Developer
Licenciado em Geografia, especialização em Estudos Ambientais pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2005)