Artigo, Pré-embalados, Qualidade Industrial

METROLOGIA LEGAL VS ACCEPT NO CONTROLO DE PRÉ-EMBALADOS

É muito frequente os embaladores confundirem a metrologia legal, daquilo que faz o sistema ACCEPT. Isso pode criar alguns constrangimentos no que diz respeito à definição da melhor metodologia de controlo da quantidade dos pré-embalados, bem como ao cumprimento dos requisitos legais aplicáveis aos produtos pré-embalados.

Assim, para melhor entender a diferença entre estes dois conceitos, é importante compreender primeiro o que é a metrologia legal e o que é o controlo metrológico dos processos de embalamento.

A Metrologia Legal e os OVMs

O controlo metrológico legal é definido como uma atividade regulamentar que submete certos instrumentos de medição, ou neste caso em particular, os produtos pré-embalados, à vigilância do Estado, para garantir o rigor e a exatidão das medições, consoante a legislação adequada. Este controlo permite ao consumidor confiar nos produtos que encontra à venda no mercado, diminuindo assim o risco dos vários agentes económicos, sem prejuízo do interesse público.

Em Portugal, o controlo metrológico de pré-embalados é regulado pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ). Este, delega essa competência em Organismos de Verificação Metrológica (OVM), de modo a conseguir assegurar que a respetiva atividade cobre todo o território nacional.

O controlo metrológico de pré-embalados é regulado pela Portaria n.º 1198/91 de 18 de dezembro. Através da mesma, são estabelecidos os planos de amostragem que os OVMs devem aplicar nos seus ensaios, bem como os Erros Admissíveis por Defeito e os critérios legais para aceitação da média nos ensaios

Controlo Metrológico dos Processos de embalamento

Como abordado no artigo “Marca ℮ – Toda a Verdade!”, os produtos pré-embalados contêm nas suas embalagens uma quantidade estimada, sendo que esta é um valor médio.

De modo a garantir que os seus produtos pré-embalados, ao serem testados por um OVM, cumprem todos os requisitos legais, é necessário que o embalador tenha os processos de embalamento sob controlo.

No artigo “Pré-embalados: cumpro todos os requisitos legais?“, poderá verificar quais os meios de controlo, longevidade dos registos e os critérios legais a cumprir.

O objetivo da implementação do controlo metrológico de pré-embalados por parte do embalador, não é replicar o trabalho do OVM, mas sim garantir que o seu processo é capaz de cumprir todos os critérios legais avaliados pelo OVM.

Uma questão comum na implementação do processo de controlo prende-se com a definição da amostragem mais indicada a utilizar no controlo diário. Esta dúvida tem levado muitos embaladores a utilizar os planos de amostragem definidos na Portaria n.º 1198/91 de 18 de dezembro, que se destinam exclusivamente aos OVMs.

No entanto, a Recomendação R87 da OIML, que esteve na origem desta Portaria, refere claramente no seu âmbito que “Não se recomenda a utilização destes planos de amostragem no controlo das quantidades dos processos dos embaladores”.

O ACCEPT e o Controlo de Pré-embalados

Uma forma eficaz de realizar o controlo metrológico dos seus processos e garantir que, quando sujeita os seus pré-embalados ao controlo metrológico legal por um OVM estes cumprem todos os critérios legais, passa por utilizar o ACCEPT gmL.

Ao implementar o ACCEPT, este será configurado com um plano e uma frequência de amostragem adequados à sua realidade, minimizando o tempo alocado ao processo de controlo e libertando os operadores para outras tarefas.

ACCEPT permite verificar em tempo real, se está a cumprir as “As 3 Regras do Embalador”, através da sua ferramenta visual Carta de Lotes ACCEPT, e evitar o excesso de enchimento, reduzindo custos.

Além das vantagens já descritas, a utilização do ACCEPT permite ainda ao embalador cumprir o requisito legal disposto na Portaria n.º 1198/91 de 18 de dezembro, que refere a obrigatoriedade de manter registos do processo de embalamento.

Metrologia legal vs ACCEPT

Gostaria de saber a resposta às questões mais frequentes, no âmbito do Controlo Metrológico de Pré-Embalados?

Faça o download do E-book “Pré-Embalados – Perguntas frequentes” e descubra tudo sobre aspetos legais, Controlo em Processo, e Equipamentos.

Este artigo foi útil?

Classifique este artigo

Uma vez que achou este artigo útil...

Siga-nos nas redes sociais