Artigo, OEE
OEE (overall equipement effectiveness): o que é e como calcular?
OEE (Overall Equipement Effectiveness) ou Eficiência Global do Equipamento, é um termo criado em 1960 por Seiichi Nakajima, avalia a eficiência com que uma operação de fabrico é utilizada. O seu objetivo é monitorizar o desempenho de linhas de produção, com métricas bem definidas e que permita facilmente comparar diferentes linhas, verificando a evolução das mesmas ao longo do tempo. Para isso, faz uma comparação entre o desempenho real e o seu desempenho ideal, onde o rácio entre os dois indica a percentagem de OEE.
O que encontra neste artigo?
Como calcular o indicador OEE?
O indicador OEE é calculado multiplicando o rácio de 3 parâmetros:
disponibilidade x desempenho x qualidade
• Disponibilidade = tempo de operação / tempo de produção planeado
• Desempenho = (unidades produzidas/tempo de operação) / tempo de ciclo ideal
• Qualidade = unidades conformes / total de unidades produzidas
Exemplo de cálculo do OEE para uma linha
Disponibilidade = 6h/8h = 75%
Desempenho = (22800 unidades/6 horas) /4000 unidades/hora = 95%
Qualidade = 22700/22800=99,5%
OEE =75% x 95% x 99,5% = 70,9%
1. Disponibilidade
A disponibilidade calcula a percentagem de tempo que a linha esteve a produzir unidades (tempo de operação) relativamente ao tempo planeado de produção.
• Tempo de operação = tempo em produção;
• Tempo planeado de produção = tempo possível de produção-paragens planeadas.
A tipificação do que são ou não paragens planeadas é muito importante para a correta definição do tempo planeado de produção.
2. Desempenho
O desempenho permite calcular a velocidade da nossa linha relativamente ao tempo ideal de ciclo. A definição do tempo ideal de ciclo é assim chave para que este indicador seja corretamente calculado e reflita a realidade.
Apesar de poder usar diretamente o tempo de ciclo indicado pelo fornecedor da linha de produção, é mais realista realizar algumas produções de teste e calcular, com base em dados concretos, qual a velocidade ideal de ciclo da(s) linha(s) de produção da sua fábrica.
3. Qualidade
O indicador da qualidade calcula a percentagem de produto conforme. Para isso, basta dividir o número de unidades conformes/nº total de unidades produzidas.
OEE e os cálculos ponderados: média aritmética ou média ponderada?
Pode acontecer uma mesma linha de produção ter diferentes ciclos padrão ao longo de um dia de produção, ou pretendermos calcular o OEE de toda a fábrica, onde cada linha tem tempos planeados diários distintos. Nesses casos é preciso algum cuidado na forma como agregamos os dados.
Existem duas abordagens possíveis: ou com uma média aritmética direta ou com uma média ponderada. A média direta faz sentido se os processos que estivermos a comparar tiverem exatamente o mesmo tempo de produção planeado.
No entanto, pode acontecer a Linha 1 apenas ter trabalhado 4 horas e a Linha 2 ter trabalhado 8 horas. Neste caso o ideal é usar uma média ponderada.
Nos exemplos abaixo, são ilustradas estas duas possibilidades:
Conclusão
O indicador OEE (Overall Equipement Effectiveness) é uma ferramenta muito importante para acompanhar o desempenho das linhas de produção. Com ele é possível perceber tendências, detetar quais as linhas que estão a trabalhar abaixo dos objetivos e agir mais rapidamente para evitar quebras.
A simplicidade da sua fórmula de cálculo levou à sua rápida adoção pela indústria, sendo, hoje em dia, uma métrica universal e comum no chão de fábrica.
No entanto, como ilustrado acima, é necessária alguma sensibilidade e cuidado ao definir premissas internas, para não viciar a fórmula, garantindo resultados que reflitam a realidade.