ACCEPT Cloud, Artigo, Opinião, Qualidade Industrial

Papéis, vinho e uma Anabela em busca de soluções

Anabela tinha acabado de sair da faculdade onde estudou Qualidade Industrial. Cheia de energia e vontade de mudar o mundo, começou a trabalhar numa fábrica na cidade onde cresceu. O objetivo era aprender os cantos à casa para vir a substituir a diretora da qualidade que em breve se iria reformar.

Trazia na ponta da língua toda a teoria que aprendera na Licenciatura em Gestão da Qualidade, mas a realidade que encontrou não podia estar mais distante daquilo que gostaria.

Era uma fábrica de engarrafamento de vinho, da adega cooperativa da cidade. Os processos eram ainda manuais, com registos em papéis manchados e amassados, e depois alguém, quando tivesse tempo, passava aquelas folhas para um Excel e fazia uns gráficos para ir controlando o enchimento.

Ora “controlando” era capaz de ser um exagero, já que só passados dias é que conseguiam analisar o enchimento realizado e, quase invariavelmente, já era tarde para corrigir desvios. As reclamações acumulavam-se, o sobre enchimento era óbvio e o desperdício de tempo era aflitivo.

Depois de 2 meses a sentir-se assoberbada, deslocada e ansiosa, a Anabela lembrou-se que, durante a faculdade, assistiu a uma aula aberta sobre a temática do controlo metrológico de pré-embalados, das metodologias utilizadas e de soluções para digitalizar esses registos.

Numa breve pesquisa online logo encontrou em acceptcloud.com a solução de que se lembrava!

Era uma plataforma online dedicada ao controlo da quantidade dos produtos pré-embalados, simples, ágil e económica. Clicou no vídeo para reavivar a memória e confirmou toda a expectativa que tinha: o ACCEPT Cloud era tudo o que precisava!

Permitia a recolha a automática de dados, registando as pesagens diretamente da balança (tendo como alternativa, a introdução manual).

Qualidade industrial: recolha da amostra

Permitia a validação em tempo real dos critérios legais, no que respeita à pesagem, à amostra e ao lote em produção.

Qualidade industrial: Validação

Possibilitava o acompanhamento da linha de enchimento, de modo a perceber tendências nos processos e atuar atempadamente antes de acontecerem não conformidades.

qualidade industrial

Para além do dashboard por linha, tinha uma visão completa de todos os processos estatísticos, lotes e linhas da fábrica.

qualidade industrial

O tratamento estatístico era exatamente o que precisava, já que contava com cartas de controlo, estudos de capacidade e histogramas, tal como tinha aprendido na faculdade. Mais, permitia exportar os dados para tratamento livre fora da plataforma.

qualidade industrial

Uma das grandes vantagens de que se lembrou foi a análise do sobrecusto devido ao sobre enchimento, por linha e total da fábrica.

Esta última era uma grande mais-valia por duas razões:

1. Em termos de controlo de produção, o sobre enchimento é um desperdício que representa que algo não está bem no processo

2. Esse desperdício é dinheiro perdido, e essa era a forma de a Anabela chegar à direção da cooperativa e justificar o investimento.

No fim de ver o vídeo e visitar o site, a Anabela estava mais que convencida de que esta era a solução! Clicou em:

e teve oportunidade de testar a plataforma durante 15 dias sem qualquer compromisso. Introduziu dados de histórico e, com a ajuda dos vídeos tutoriais, analisou o seu enchimento e chegou à conclusão inequívoca que queria implementar o ACCEPT Cloud  na sua organização.

Quando contactada por um consultor ACCEPT, solicitou um orçamento. Pegou nisso, nos dashboards e na informação dos custos por sobre enchimento e apresentou à direção.

Os ganhos eram mais que óbvios e os custos de investimento muitos baixos, tendo em conta a poupança que iria conseguir em produto e tempo alocado a tarefas sem valor.

O projeto foi aprovado e, no prazo de uma semana, a implementação estava concluída.

Anabela sentiu-se realizada, com sentido de propósito e com a energia renovada para começar a pensar em novos projetos no âmbito do controlo da Qualidade.

Ela e o ACCEPT tornaram-se inseparáveis!

Nelson Santos

Business Developer da Sinmetro

Controle a quantidade dos seus produtos pré-embalados numa única plataforma online. 

Este artigo foi útil?

Classifique este artigo

Uma vez que achou este artigo útil...

Siga-nos nas redes sociais