Artigo, Pré-embalados, Qualidade Industrial

Pré-embalados: Como evitar o sobre enchimento

Os produtos pré-embalados, devem respeitar várias questões legais, nomeadamente, a quantidade mínima obrigatória por embalagem. No entanto, também é normal que os mesmos tenham problemas de sobre enchimento, dependendo da sua tipologia e das linhas de produção. O seu controlo é uma forma pela qual o embalador se pode certificar que não está a oferecer, desnecessariamente, produto ao consumidor.


Apesar de, tipicamente, a parcela de sobre enchimento por embalagem ser pequena, quando acumulada com todas as unidades fabricadas ao longo de, por exemplo, um ano, o custo total desta perda pode ser bastante elevado.


Abaixo indicamos alguns aspetos a ter conta para minimizar o sobre enchimento:


• Sistemas de controlo: implementar sistemas de controlo por amostragem ou a 100%, de modo a ter evidências da capacidade das linhas de enchimento.


• Procedimentos de reação: definir os procedimentos de reação por operador, para que qualquer problema existente possa ser imediatamente corrigido.


• Cartas de controlo: implementar cartas de controlo para detetar tendências de aumento da quantidade e atuar antes do enchimento em excesso ocorrer.


• Atribuir responsabilidades: transmitir aos operadores a sua importância neste controlo e o impacto que têm no desempenho da fábrica com uma reação ágil e proativa.


• Indicadores de desempenho: adicionar indicadores de desempenho ao nível de sobre enchimento mensal ou ao tempo de implementação das ações de correção detetadas pelos sistemas de controlo.


• Custos de giveaway: calcular os custos de giveaway, permitindo aperceber-se da verdadeira dimensão do “problema”.


• Relatórios de evolução: fornecer à administração da fábrica relatórios da evolução deste parâmetro, que permitirá avaliar e premiar metodologias que permitam uma redução do nível de sobre enchimento.

Assim, com um controlo mais apertado do sobre enchimento poderá economizar e, ao mesmo tempo, ter um bom indicador de desempenho das suas linhas de produção.

  • Text Hover
  • Text Hover
Sabe qual a margem de produção que está a oferecer ao cliente?

Use a nossa calculadora de ROI e perceba quanto poderá poupar com a implementação da solução ACCEPT, para Controlo Metrológico de produtos pré embalados.

Este artigo foi útil?

Classifique este artigo

Uma vez que achou este artigo útil...

Siga-nos nas redes sociais