Artigo, Indústria e Tecnologia
Roadmap da digitalização: o que é e para que serve?
Tal como foi abordado num artigo anterior, o roadmap tecnológico pode revelar-se uma ferramenta útil no planeamento estratégico, de médio e longo prazo, das empresas no âmbito da Indústria 4.0, permitindo integrar instrumentos e equipamentos de desenvolvimento tecnológico no chão de fábrica e respetivos processos produtivos. Mas, sabia que o roadmap tecnológico é também uma parte integrante do roadmap da digitalização industrial? Saiba o que é e para que serve, neste artigo.
O que encontra neste artigo?
Digitalização e Indústria 4.0 em Portugal
Imagine o seguinte cenário: interligar produtos, equipamentos e processos produtivos através da Internet para obter um ecossistema de produção massivo autónomo, personalizável e flexível com manuseamento de dados em tempo real. Esta é já uma realidade para muitas empresas portuguesas, que decidiram aproveitar os benefícios do digital com a introdução de pelo menos um produto ou serviço digital. Sabia que este era um dos principais objetivos traçados por 86% das empresas nacionais para o ano de 2020?
As pressões diárias diretas e indiretas de clientes, funcionários e concorrentes para a transformação digital têm impulsionado a Indústria 4.0 no tecido empresarial português. Neste panorama, perceciona-se que as empresas possuem ritmos diferentes e partem de uma grande diversidade de focos, objetivos e resultados. São eles ganhos de eficiência e performance, aumento médio da receita, redução de custos, análise e processamento de dados, entre outros.
Entramos agora num período pós-pandemia, que pode ser aproveitado como uma fase propícia ao início do investimento e adaptação de empresas às novas tecnologias, possibilitando a otimização e a interoperabilidade de processos e a redução de custos, a especialização de recursos humanos, o fortalecimento da cadeia de valor e a incorporação da tecnologia em toda a empresa, bem como a criação de mecanismos de defesa em cibersegurança.
O que pressupõe um roadmap da digitalização?
Embora iniciar a trajetória para a transformação digital implique investimentos, por exemplo para modernizar equipamentos e otimizar processos, os mesmos podem ser rapidamente recuperáveis, caso haja um planeamento (estratégico) organizado, delineado e sustentado da digitalização.
Antes de mais, importa referir que existem 3 grandes formatos da transformação digital, orientados para:
1. Experiência dos clientes: compreensão das necessidades do cliente, segmentação de clientes, pontos de intermediação simplificados e desenvolvidos em torno do enredo digital.
2. Processos operacionais: digitalização de processos, capacitação dos recursos humanos, transparência operacional e tomada de decisões baseadas em dados.
3. Modelos de negócios: digitalização global do modelo de negócio, com a transição do espaço físico para o digital e o desenvolvimento de novos produtos e serviços, sem que existam fronteiras organizacionais ou geográficas.
Assim, os dados e processos unificados, a capacidade analítica, os negócios integrados em TI e a celeridade na entrega de soluções são pontos que tendem a convergir para as áreas-chave da digitalização.
Em abono da verdade, a trajetória da transformação digital não termina, dado que as necessidades e as tecnologias tendem a ser reestruturadas ao longo do tempo. Como tal, necessita de saber onde é que a sua empresa se encontra, numa primeira fase. Para isso, deve perceber qual é o nível de maturidade atual da sua empresa e para onde gostaria de evoluir.
O que é e para que serve?
Um roadmap da digitalização consiste na criação de um documento onde se descrevem todos os objetivos que uma empresa deseja alcançar, o que passa por identificar as tecnologias e iniciativas digitais a integrar (roadmap tecnológico) que, por sua vez, permitirão estabelecer as metas de transformação digital.
É um plano de ação que serve para alinhar as iniciativas digitais aos objetivos do negócio, a curto, médio e longo prazo. Sem este planeamento, a otimização de processos, a atualização de competências, e a reestruturação de modus operandi da empresa, com o intuito de alavancar mudanças e oportunidades, não são alcançáveis por não existir uma estrutura estratégica e priorizada direcionada para o aumento da performance industrial e da gestão de riscos e ameaças.
Roadmap tecnológico e roadmap da digitalização: pontos de contacto
Pode afirmar-se que o roadmap tecnológico é uma parte integrante do roadmap da digitalização, a segunda fase, assumindo-se como um meio para:
– Analisar as soluções tecnológicas existentes, que não sejam standard e sem customização, no mercado face às necessidades/dores existentes e tendo em conta a infraestrutura de TI já montada na empresa (se aplicável).
– Perspetivar a utilização das ferramentas digitais nos processos produtivos.
– Centralizar e integrar insights, equipamentos industriais e sistemas IoT.
– Assegurar a correta integração e otimização de todas as soluções digitais.
– Garantir a maximização da rastreabilidade e evitar a duplicação de informação e/ou introdução manual de informação.
– Acompanhar, em tempo real, o roadmap e, caso seja necessário, implementar ajustes de acordo com o contexto.
Referências
PwC Portugal (2016). “Global Industry 4.0”. 1ª edição. Disponível em: https://www.pwc.pt/pt/temas-actuais/2016/pwc-industria-40.pdf