Indústria e Tecnologia, Artigo
Roadmap tecnológico: um forte aliado no planeamento estratégico!
Com o fugaz desenvolvimento tecnológico, o aparecimento de microprocessadores transformou-se em novos conceitos e novas formas de relacionamento com produtos, serviços, mercados, parceiros e clientes. Como o ambiente empresarial é imprevisível, o desempenho das empresas na Indústria 4.0 depende das estratégias adotadas. Este artigo procura explicar de que forma o Roadmap Tecnológico pode revelar-se um aliado no planeamento estratégico, de médio e longo prazo, integrando ferramentas que pressupõem um desenvolvimento tecnológico em processos produtivos.
O que encontra neste artigo?
Interseções do Roadmap Tecnológico no Planeamento Estratégico
Utilizado desde a década de 70, o Roadmap Tecnológico continua a representar uma das ferramentas de gestão da tecnologia mais conhecidas e utilizadas na Indústria 4.0, com uma natureza multidisciplinar e multifuncional, para desenvolver planeamentos estratégicos prospetivos com base em tecnologia. Antes de mais, o principal benefício identificado é a possibilidade de prever os sistemas produtivos.
Com o propósito de conectar as necessidades dos mercados a caraterísticas e funcionalidades de produtos e serviços, opções tecnológicas (como tecnologias de automação, Big Data, Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial) são identificadas, avaliadas, selecionadas, e desenvolvidas em processos de produção, através de metodologias de prospeção estratégica, tecnológica e/ou organização.
Sempre em função do patamar que a empresa quer manter ou conquistar no mercado, a análise da evolução de tecnologias é alinhada com os objetivos da empresa e, consequentemente, com a performance do negócio. Então, o desenvolvimento tecnológico acaba por assumir-se como um orientador da estratégia e da tomada de decisões presentes e futuras da organização.
Deste modo, a utilização do Roadmap Tecnológico pode ser direcionada em dois sentidos do desenvolvimento tecnológico, consoante a estratégia de inovação e negócio privilegiada pela empresa:
1. No primeiro – Market Pull – são identificadas inicialmente as necessidades futuras do mercado, através de uma análise externa. Só depois se definem quais as opções tecnológicas e os produtos/serviços que necessitam de desenvolvimento.
2. Na lógica Technology Push, existem já uma ou várias tecnologias pré-definidas através de uma análise interna, para que sejam estabelecidos os possíveis produtos/serviços que podem ser desenvolvidos, como também que tipo de necessidades e exigências do mercado poderão ser supridas.
Como desenvolver um cronograma de Roadmap Tecnológico?
Perante um contexto competitivo composto por diversas oportunidades de investimento ou ao procurar-se a resolução de necessidades empresariais atuais e futuras, a utilização de ferramentas e metodologias tecnológicas é projetada sempre num planeamento de médio e longo prazo.
Com o Roadmap Tecnológico, o planeamento de ambientes, atores e cenários será monitorizado, permitindo que a organização tenha a capacidade de acompanhar e desenvolver, de forma consistente e otimizada, a alocação de recursos. Por outras palavras, estas sucessivas etapas de recolha e análise de dados permitem organizar os dados em relatórios e mapas de suporte, que serão utilizados como inputs para o mapa final. É por estes procedimentos que as tomadas de decisão são fundamentadas em dados.
Então para construir um Roadmap Tecnológico sustentado, será necessária a participação de quase todas as áreas da empresa e, em particular, dos pesquisadores ou colaboradores responsáveis pelo desenvolvimento de produtos/serviços. As suas perspetivas sobre o ambiente fabril e o planeamento devem ser reunidas. Isto porque um dos resultados deve passar por mobilizar, alinhar e coordenar esforços das partes envolvidas para atender aos objetivos da empresa.
São 3 os elementos fundamentais à criação de um roadmap tecnológico, são eles: a tecnologia, o produto e o mercado.
5 dicas para criar um Roadmap tecnológico:
1. Estabelecer os períodos temporais
Os períodos temporais devem corresponder, na sua maioria, a médio prazo, sendo os de largo termo pontes de continuidade no desenvolvimento empresarial.
2. Identificar o mercado
É essencial identificar as necessidades e/ou exigências dos clientes para cada um dos períodos temporais definidos.
3. Selecionar os produtos/serviços
É necessário identificar as características e funcionalidades do produto ou serviço que responderão positivamente à procura do mercado.
4. Escolher as tecnologias de suporte
É aqui que se definem as tecnologias que suportam as características e funcionalidades no produto/serviço ao longo do tempo.
5. Definir os recursos necessários
Neste último passo há que escolher a infraestrutura, as competências, os parceiros, entre outros, que são imprescindíveis para desenvolvimento dessas tecnologias.
Algumas notas finais
Procurou-se explorar neste artigo algumas interseções do Roadmap Tecnológico no plano estratégico das empresas da Indústria 4.0. Sendo este uma ferramenta interativa de gestão da tecnologia (e inovação das organizações), significa que a monitorização das variáveis e atores pode gerar observações, indicando que estão validadas ou devem ser reformuladas algumas escolhas do cronograma em prol do aumento da vantagem competitiva.
No que diz respeito à importância das técnicas de Roadmapping na Indústria 4.0, estas são vistas como aliadas que permitem construir uma visão comum para uma determinada estratégia de inovação. Com essa orientação do mindset caraterístico desta nova vanguarda industrial, são os processos coletivos e participativos com todos os colaboradores que permitem saber onde a sua empresa está, para aonde quer ir, os caminhos a serem trilhados, barreiras que necessitam de ser ultrapassadas e soluções a adotar para atingir os objetivos do planeamento estratégico.